Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. CASAN expande rede de...

CASAN expande rede de esgoto para combater a poluição em Laguna

Para evitar o descarte irregular de esgoto na área de 220 km² formada pelas três grandes lagoas Santo Antônio dos Anjos, Imaruí e Mirim, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) e a Prefeitura de Laguna instalam em parceria uma nova rede coletora. A tubulação vai levar o esgoto de 45 famílias, em torno de 200 pessoas beneficiadas, para a estação de tratamento em um investimento de R$ 270 mil.

As obras estão concentradas na rua Abdon Coelho, bairro Portinho, que fica ao lado da lagoa de Santo Antônio dos Anjos. Serão cerca de 340 metros de rede instalados, além de uma estação elevatória para bombear o efluente. A nova rede será finalizada até maio.

A colaboração da CASAN no combate às ligações e descartes irregulares em Laguna não para por aí. A Companhia atua desde 2021 com o programa Trato por Laguna, que já realizou 6500 inspeções e encaminhou processo de multa para 740 imóveis. Atualmente, a Companhia tem uma cobertura de tratamento de esgoto de 70% na cidade. Segundo o IBGE, o número de casas com descarte regular de esgoto (somando tratamento e fossas sépticas) ultrapassa os 92% da população.

Foto: Cid Junkes/Acervo CASAN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support