Casan desenvolve projeto socioambiental para orientar população de Itá sobre sistema de esgoto
Com o objetivo de orientar os moradores sobre a coleta e o tratamento de esgoto, técnicos contratados pela Casan estão iniciando visitas domiciliares em Itá. A ação faz parte de um projeto socioambiental e será desenvolvida pela assistente social Eliane Ferreira, devidamente identificada.
A assistente social fará as visitas de casa em casa, levando informações aos moradores sobre as melhorias feitas pela Companhia para melhoria do sistema e esclarecendo dúvidas sobre as ligações de esgoto, sua cobrança, importância para a saúde pública e o desenvolvimento de Itá, entre outras questões.
Implantado na época de transferência da cidade em função da construção da Barragem de Itá, o antigo sistema de esgoto vem passando por diversas melhorias. Entre elas, a construção de uma nova estação de tratamento, que garante o retorno do efluente tratado para a natureza dentro das normas previstas na legislação ambiental.
No sistema antigo de esgoto de Itá, o esgoto ia primeiro para uma fossa na casa do morador e depois o efluente era encaminhado para grandes filtros, que ao longo dos anos passaram a não atender a necessidade de depuração exigida pelos órgãos ambientais.
“Agora, o morador deve ligar o esgoto direto na rede de coleta da Casan, na Caixa de Inspeção que ele tem na frente ou nos fundos do seu terreno. Com isso, o morador pode desativa a fossa que tem em seu terreno, aproveitando esse espaço como achar melhor”, explica o chefe da agência, Edson Comin.
“É muito importante que o morador faça essas alterações, para o sistema de coleta e tratamento funcione de forma adequada e colabore com a saúde pública e a conservação do ambiente em Itá, que com sua vocação turística precisa de um desenvolvimento sustentável”, complementa.
Todas essas orientações serão levadas aos moradores durante as visitas do projeto socioambiental. Dúvidas também podem ser esclarecidas na Agência da Casan, na Avenida Tancredo Neves, 328, sala 22, Centro.