Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. CASAN avança na meta...

CASAN avança na meta de 90% de esgotamento tratado em Florianópolis com inauguração da ETE Ingleses

ETE Ingleses. Foto: Cinemáquina/Acervo CASAN

Com a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto dos Ingleses na próxima segunda-feira (27), Florianópolis terá capacidade para tratar mais 5% de esgoto, passando de 67% para 72% de cobertura de população na área urbana. Essa é apenas a primeira ação da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) para garantir a meta de 90% de esgoto tratado na Ilha até 2028.

Para atingir essa porcentagem, a Companhia atualmente executa obras em outras três estações. O investimento delas somado com o da ETE Ingleses é de mais de R$ 500 milhões, valores obtidos via financiamento com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e Caixa Econômica Federal.

Das obras em andamento, a da ETE João Paulo é a que está mais avançada, com previsão de inauguração para fevereiro de 2024. Ela vai atender aos bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui, totalizando 25 mil habitantes e 3,6% de incremento na cobertura.

ETE João Paulo. Foto: Cinemáquina/Acervo CASAN.

No Centro, a CASAN está fazendo a expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário Insular. Com a ampliação, a vazão tratada da ETE Insular vai passar de de 296 L/s para 612 L/s, atendendo os bairros Itacorubi, Parque São Jorge, Jardim Anchieta, Córrego Grande e Pantanal. A nova vazão da ETE entra em operação em agosto de 2024 e as obras de rede finalizam no primeiro semestre de 2025.

Concretagem na ampliação da ETE Insular. Foto: Acervo CASAN.

A Companhia também já licitou a contratação de uma empreiteira para a retomada da obra da ETE Campeche, paralisada há mais de uma década. Com 70% da obra física concluída, a Estação terá dois emissários, sendo um para levar o esgoto das redes instaladas no Campeche até a estação e outro para levar o efluente tratado até o Saco dos Limões.

ETE Campeche. Foto: Cinemáquina/Acervo CASAN

Além das estações em andamento, estão em fase de projeto duas novas estações e uma ampliação de rede. No Sul da Ilha, a CASAN estuda a implementação do projeto do SES Pântano do Sul, também com ETE própria.

Já para o Norte da Ilha, a Companhia pretende implantar o SES São João do Rio Vermelho, que igualmente contará com uma nova ETE. Também no Norte, está prevista a ampliação de rede coletora e emissário para as regiões da Vargem Grande, Daniela, Canasvieiras, Cachoeira, Ponta das Canas, Lagoinha, Praia do Forte e Ratones.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support