Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Casan atua para recuperar...

Casan atua para recuperar e manter sistemas de abastecimento de água em Santa Catarina

Foto: Divulgação/Casan

A grande quantidade de chuva que vem atingindo o estado desde esta segunda-feira, 2, está prejudicando o abastecimento de água em várias regiões. As equipes da Casan em todo o estado estão mobilizadas para normalizar os sistemas e o atendimento à população. Por esse motivo, é fundamental que a população faça o uso econômico da água neste período.

Nos municípios de São Domingos, Lindóia do Sul, Ibicaré, Água Doce e Ipumirim, no Oeste e Meio Oeste, o abastecimento foi suspenso devido à cheia dos rios. A situação mais complicada é em Ibicaré, onde o atendimento está sendo recuperado, porém a Companhia atua também com caminhão-pipa para atendimento a algumas regiões. Nas demais cidades, a previsão é que os sistemas sejam restabelecidos nas próximas horas.

Rio das Antas, no Meio Oeste, está com 70% da capacidade de tratamento devido às cheias. E no Distrito de Ipoméia o atendimento está comprometido devido ao alagamento na área do poço. Em Urubici, na Serra Catarinense, o reservatório está zerado também devido às chuvas. O aumento da turbidez da água bruta prejudica o sistema de tratamento.

No Vale do Itajaí, em Rio do Sul, o nível do rio está em 8,5 metros e as equipes da CASAN seguem em situação de alerta, monitorando o sistema que, no momento, opera normalmente. Em função do estado de alerta, o atendimento presencial está fechado e, em caso de necessidade, a comunidade pode entrar em contato pelo 0800 643 0195.

Em Agrolândia, a captação está comprometida devido à quantidade de material, força das águas e turbidez do manancial. O elevado nível da água dificulta a limpeza no local e a captação para envio ao tratamento.

Na Grande Florianópolis, o sistema está prejudicado nos municípios de Santo Amaro e Águas Mornas, com previsão de normalização até esta quinta-feira (5). Em Florianópolis, a Companhia trabalha para localizar um vazamento oculto que compromete o fornecimento de água na região da Agronômica, especialmente na comunidade do Morro do Céu.

Na região Sul, em Braço do Norte as chuvas intensas afetaram o sistema de captação de água do município e a Casan trabalha para restabelecer o abastecimento o mais breve possível. Em Lauro Müller, os problemas causados pela chuva foram solucionados na noite de terça-feira, quando o sistema começou a se normalizar. No entanto, alguns pontos mais altos do município ainda podem ser afetados até a plena normalização do abastecimento. As chuvas continuam e o nível alto do rio permanece sendo monitorado.

As equipes mantêm atenção redobrada e trabalham em cada município prejudicado, recuperando ou mantendo o abastecimento com operação prejudicada pelas fortes chuvas.

Informações adicionais para a imprensa:
Arley Reis 
Gerência de Comunicação Social
Companhia Catarinense de Águas e Saneamento
E-mail: areis@casan.com.br
Fone: (48) 3221-5036 
www.casan.com.br

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support