Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. CASAN assenta os primeiros...

CASAN assenta os primeiros tanques na nova ETA Biguaçu

Fotos: Acervo CASAN

Em mais uma etapa da obra da nova Estação de Tratamento de Água de Biguaçu, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) assentou as duas primeiras fileiras de tanques flocodecantadores na região de suporte. Os tanques foram pré-fabricados em aço inoxidável, com o objetivo de agilizar a construção, em um método já utilizado com sucesso na nova ETA de Araquari inaugurada em março. Quando a ETA estiver concluída, os tanques flocodecantadores e os filtros da Estação serão os principais responsáveis por tratar mais de 24 piscinas olímpicas de água por dia, um volume que será destinado ao Sistema Integrado de Abastecimento da Grande Florianópolis.

Junto com o assentamento dos tanques, a Companhia também utilizou 116 m³ de concreto para novos pilares e bases. “Entre as estruturas que estão em construção agora, estão a sala principal de operações,  a sala de painéis que controla a parte elétrica e a chamada sala dos sopradores, em que são armazenados equipamentos importantes para a lavagem dos filtros. Além disso, as concretagens também são utilizadas para bases para outros tanques flocodecantadores que serão assentados no segundo semestre”, coloca o engenheiro sanitarista Bruno Kossatz, responsável pela obra.

A próxima concretagem está marcada para o próximo dia 22, com 15 m³ de concreto para um reservatório de uso interno das operações de tratamento. A obra da nova ETA acontece na região do Bairro Alto Biguaçu e é resultado de um investimento de R$ 86,3 milhões da Companhia. O benefício será direcionado de forma especial às áreas mais afastadas da ETA Cubatão, em Palhoça, reforçando a vazão de água para os municípios do Sistema Integrado. A previsão da CASAN é de que a nova Estação esteja concluída até o início de 2026.