Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. CASAN adiciona 88 milhões...

CASAN adiciona 88 milhões de litros de água em novos reservatórios até 2024

Reservatório de Aço Vitrificado em Araquari. Foto: Acervo CASAN.

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) vai adicionar 88 milhões de litros de água em 231 novos reservatórios até 2024. A informação foi anunciada pelo diretor de operação e expansão da Companhia, Pedro Joel Horstmann, em evento do programa Santa Catarina Levada a Sério Mais Perto de Você ocorrido em Itajaí na última quarta-feira, 5.

As instalações vão acontecer em 118 dos 194 municípios atendidos pela CASAN, resultando num aumento de 38,81% na capacidade de reservação do estado. O objetivo é garantir a segurança hídrica por toda Santa Catarina, sobretudo diante de emergências. “Durante uma falta de energia ou em um momento de manutenção operacional, um reservatório consegue manter o sistema regular num período de seis a dez horas”, explicou o diretor Pedro Joel. Além disso, os reservatórios podem reduzir tempo e custo operacional das estações de tratamento de água.

O diretor também enfatizou uma mudança tecnológica nas novas entregas. “Estamos deixando de lado aqueles reservatórios de concreto, que necessitam de manutenção quase constante, e partindo para materiais de manutenção mais simples, como o aço vitrificado e o aço inoxidável”, afirmou Pedro Joel no evento. Os benefícios dos novos equipamentos de aço não estão apenas na manutenção, mas também na durabilidade e na resistência aos efeitos climáticos.

A maioria dos reservatórios previstos é de aço inoxidável, um modelo prático que já vem montado diretamente de fábrica. São ao todo 69 reservatórios desse tipo a serem instalados em 2023 e 62 previstos para 2024. O incremento total desse tipo de reservatório será de 16,1 milhões de litros de água.

No volume total de água acrescentada, o maior incremento vem dos reservatórios de aço vitrificado. As 21 unidades a serem instaladas em 2023 e 41 em 2024 somam juntas 53 milhões de litros de água, mais da metade dos 88 milhões projetados. Esses reservatórios também se destacam pelo seu revestimento de esmalte de vidro fundido a altas temperaturas, com durabilidade de até 60 anos sem rachaduras ou vazamentos.

A CASAN também prevê 30 reservatórios feitos de polímero reforçado com fibra de vidro (PRFV), material com ampla flexibilidade e resistência a impacto. Eles serão instalados apenas em 2023, com capacidade para 3,8 milhões de litros de água. Por fim, a CASAN ainda vai instalar oito reservatórios de concreto armado, estabelecidos em contratos anteriores. Serão quatro neste ano e quatro no ano que vem, aumentando a capacidade estadual em 16,1 milhões de litros de água.

Fotos: Acervo CASAN.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support