Casa Familiar Rural de Riqueza forma 27 técnicos em Agronegócio
A Casa Familiar Rural de Riqueza, em parceria com o município de Riqueza, com a ARCAFAR, e com Governo do Estado, por meio da 29º Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Palmitos, formou 27 alunos no 3º e 4º ano do Ensino Médio – Técnico em Agronegócios , na última quinta-feira, 09, em solenidade na Comunidade de Cambucica. O evento contou com a presença do gerente regional de educação, Agostinho Nos, do prefeito municipal de Rqueza, Manfried Rutzen, além de outras autoridades, do corpo docente, e de um público de mais de 500 pessoas.
Foram 10 alunos formados no 4º ano e 17 formados no 3º ano. A Casa Familiar Rural de Riqueza foi pioneira em SC com curso Técnico Integrado em Alternância, e será a única a oferecer, a partir de 2015, o Curso Técnico em Agropecuária integrado nesta modalidade, com parecer do Conselho Estadual de Educação.
O gerente regional de educação destacou o momento dos formandos. “Hoje, com essa conquista alcançada, vocês estão dando uma alegria imensa para os seus familiares e contribuindo com o ensino em nosso Estado. A Casa Familiar Rural de Riqueza é uma instituição referência em Santa Catarina, pelo pioneirismo em diversas atividades e pela qualidade no ensino e gestão. A Gered de Palmitos tem orgulho de ser parceira dessa entidade”. Nos ainda lembrou a importância do ensino. “Devemos sempre sonhar grande, espero que a maioria de vocês prossiga estudando cada vez mais”.
O diretor da CFR, Claudinei Furlan, comentou a formatura. “O evento superou as expectativas, foi muito importante para a promoção do curso Técnico. Vejo que os filhos de agricultores devem sentir seu potencial valorizado, tanto pelo seu trabalho na perspectiva do desenvolvimento sustentável, quanto pelo seu papel social na produção de alimentos. Além disso, o evento também aproximou as entidades, a comunidade e as lideranças do processo formativo por alternância, foi um momento de prestar contas para a sociedade dos frutos de nosso trabalho”.
O profissional em Agronegócios tem um perfil para planejar, elaborar, implementar, implantar e monitorar projetos agropecuários e poderá atuar em propriedades rurais, empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, identificando oportunidades de melhorias nos processos técnico-administrativos ou poderá atuar como autônomo em seu próprio negócio.
{article Tiago Spezzatto – SDR Palmitos}{text}{/article}