Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Casa D´Agronômica recebe crianças...

Casa D´Agronômica recebe crianças e jovens de Criciúma

A residência oficial do governador do Estado recebeu na tarde desta quarta-feira, 8, um grupo de crianças e jovens atendidos pela Casa Guido, de Criciúma, instituição filantrópica que oferece apoio a pacientes e familiares atendidos pelo serviço oncológico pediátrico do Hospital São José.

Antonio Roberto Guedin, presidente da Casa Guido, contou que o grupo atendeu ao convite da primeira-dama quando esteve na instituição. Todos estavam ansiosos para conhecer a casa onde o governador mora. “Essas crianças e adolescentes já passaram por momentos difíceis e dolorosos. Um momento como este traz mais alegria a eles”, disse.

O grupo participou de um roteiro no jardim da residência, além de conhecer diversos detalhes da edificação e obras de arte como pinturas, esculturas e itens históricos. A primeira-dama Nicole Torret Moreira foi a anfitriã da visita. Depois do tour na casa, ela conversou com todos para saber detalhes da história de vida de cada um. Esse momento emocionante retratou experiências surpreendentes e vitoriosas de luta contra o cancêr. “Participar de momentos assim é algo único e transformador, me sinto honrada em conhecer pessoas tão especiais. O governo do Estado é parceiro nessa luta junto com a Casa Guido”, afirmou a primeira-dama. 

Projeto de Portas Abertas

A visita da Casa Guido faz parte do projeto cultural “De Portas Abertas”, pioneiro em Santa Catarina, que acontece desde maio de 2018 e é uma iniciativa da primeira dama Nicole Torret Moreira.

A construção do palácio foi realizada entre os anos de 1952 e 1954 e hoje abriga no jardim espécies de árvores como figueira, pinus, coqueiros, eucalipto e ainda um exemplar de pau-brasil. A casa ocupa uma área de 50.000 metros quadrados e é considerada um patrimônio histórico, tombado, que recebeu até o momento 19 governantes.

A ideia de mostrar a residência por dentro é promover uma maior aproximação com os jovens e também incentivar o interesse pela história e cultura de Santa Catarina.

Acervo cultural

Além de conhecer detalhes da construção o tour pelo interior da casa, construída em estilo colonial misto na década de 50, é o ponto alto do passeio. É também possível a apreciação de obras de arte, como pinturas, esculturas e itens decorativos históricos que existem no local.

As obras estão catalogadas e os estudantes puderam conhecer de perto telas de artistas catarinenses como Willy Zumblick, Martinho de Haro, Rodrigo de Haro, Vera Sabino, Valda Costa e também do pintor modernista brasileiro Di Cavalcanti.

Visitas agendadas

Desde que as portas foram abertas para crianças e adolescentes de escolas mais de 150 visitantes passaram por lá.

As visitas são guiadas e acontecem todas as quartas-feiras, previamente agendadas. Os responsáveis por escolas e parlamentos mirins podem entrar em contato pelo e-mail da Casa Militar: cerimonial@scm.sc.gov.br.

 

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação – Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3029
E-mail: imprensa@secom.sc.gov.br
Site: www.sc.gov.br