Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Cartão para pagamento de...

Cartão para pagamento de pequenas despesas é solução de problemas emergenciais nas escolas

Visando auxiliar no atendimento das necessidades emergenciais das unidades escolares da rede pública estadual de ensino, a Secretaria de Estado da Educação, por meio do Pacto pela Educação, lançou em novembro de 2013 o projeto-piloto Cartão de Pagamento de Despesas da Educação do Estado de Santa Catarina (CPDE). O projeto foi inicialmente colocado em prática em 12 escolas, com o objetivo de facilitar o dia a dia da gestão educacional no pagamento de despesas emergenciais e de consumo imediato, dando agilidade na resolução de problemas, desburocratização do sistema e transparência no controle dos gastos públicos.

Foto: James Tavares/Secom

>>> Mais imagens na galeria de fotos 

Em média, cada escola recebe R$ 800 por mês, mas esse valor varia de acordo com o porte da escola. Com o cartão de débito, o diretor da unidade poderá comprar diretamente material de expediente, produtos de limpeza e higienização, produtos para a manutenção de bens móveis, além de material elétrico e de processamento de dados.

Os diretores das unidades escolares que integram o projeto-piloto aprovaram a iniciativa e se dizem satisfeitos com os resultados. Para o diretor da Escola de Educação Básica (EEB) Professora Maria José Barbosa Vieira, de São José, Marlon Pires Sarmento, com o uso do cartão pode-se dar agilidade em situações emergenciais que ocorrem na escola no dia a dia. “O cartão vem como forma de desburocratizar, agilizar, dar dinâmica na estrutura do Estado no que tange a recursos financeiros. Dessa forma, parabenizar o Governo pela coragem de ousar em fazer algo diferente e muito importante para as escolas estaduais em Santa Catarina”, destaca.

Para 2014, a expectativa é que todas as 1.110 unidades escolares sejam atendidas pelo programa, gerando um investimento de R$ 8 milhões. “A iniciativa do Governo do Estado vai atender a expectativa dos gestores, com a resolução imediata dos problemas de manutenção, sem a necessidade de intermediação da Secretaria da Educação ou da Gerência Regional de Educação. A medida busca desburocratizar o sistema, possibilitando ainda o acesso on-line para monitorar os gastos”, ressalta a secretária-adjunta da SED, Elza Marina Moretto.

Projeto-piloto – escolas contempladas

• Florianópolis – EBB Simão José Hess e EBB Getulio Vargas

• São José – EBB Bela Vista e EEB Profª Maria Jose B Vieira

• São Miguel do Oeste – EBB DR. Guilherme José Missen

• Chapecó – EBB Marechal Bormann

• Curitibanos – EEB Cassimiro de Abreu

• Lages – EBB Gen José Pinto Sombra

• Joinville – EBB João Rocha

• Blumenau – EBB Nilo Borghesi

• Itajai – EBB Dep. Nilton Kuker

• Içara – EEB Profº Salete Scotti dos Santos

Assessoria Comunicação
Melissa Nebias
Coordenação: Edinéia Rauta – 8843-5084
Site: www.sed.sc.gov.br
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br e ascomsed@gmail.com
Rua Antônio Luz, 111, Centro, Florianópolis

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support