Carmela Dutra realiza mutirão de reconstrução de mamas
A Maternidade Carmela Dutra realizará, nos dias 14, 15, 17 e 18 deste mês, o segundo mutirão de reconstrução de mamas em pacientes que foram submetidas à mastectomia por câncer de mama. A segunda edição do mutirão ocorrerá no mês em que é celebrado o Outubro Rosa, movimento internacional que estimula a detecção precoce do câncer de mama.
Ricardo Maia Samways, diretor da Maternidade Carmela Dutra, informa que durante os quatro dias de mutirão serão realizados nove procedimentos cirúrgicos. “Estamos mobilizando cirurgiões mastologistas, anestesistas e profissionais de enfermagem da nossa maternidade para a realização dessas cirurgias, contribuindo para reduzir a fila de espera”, diz o diretor.
No primeiro mutirão, realizado no dia 17 de agosto, a equipe de 20 profissionais da maternidade efetuou quatro procedimentos cirúrgicos. Cada cirurgia durou, em média, três horas.
Atualmente, existem 24 mulheres na fila de espera para fazer reconstrução de mamas. Ricardo Maia explica que a maternidade só consegue realizar uma reconstrução de mama por semana, o que acabou gerando a demanda reprimida. “Mas a realização dos mutirões irá diminuir gradativamente o número de pessoas que aguardam pela cirurgia”, avalia Maia.
As neoplasias, depois das doenças do aparelho circulatório, são a segunda maior causa de mortes entre as mulheres em Santa Catarina. No período de 2000 a 2012, o Estado registrou 9.976 mortes relacionadas ao câncer. Desse total, 1.106 foram em decorrência do câncer de mama.
Informações adicionais para a imprensa
Ana Paula Bandeira
Assessoria de Imprensa SES
Secretaria de Estado da Saúde – SES
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3221-2071/9113-6065
Site: www.saude.sc.gov.br