Capacitação esclarece dúvidas sobre direitos da criança e adolescente
Mais uma etapa da capacitação para conselheiros tutelares e conselheiros de Direito encerrou em Xanxerê nesta sexta-feira, 31. Durante uma semana, cerca de 20 participantes receberam orientação sobre as atribuições dos conselheiros.
O gerente de Assistência Social e Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Celso Ruaro, acompanhou a programação. “Foram apresentadas as atribuições de cada órgão e entidade envolvida com os direitos da criança e adolescente”, destacou.
Apesar da experiência de seis anos como conselheiro tutelar no município de Xanxerê, Claudemir José Ferraz participou das atividades e aprendeu um pouco mais. “Foi esclarecedor para tirarmos muitas dúvidas sobre o papel do conselheiro e o que se pode ou não pode fazer. Também é uma motivação e serve para nos reciclar”, declarou.
A capacitação foi realizada na EEB Joaquim Nabuco. A previsão era reunir conselheiros dos municípios que compõem as Secretarias Regionais de Xanxerê, Concórdia, Chapecó, Joaçaba e Videira. Mas o grupo acabou sendo dividido em turmas menores, mais próximas de cada SDR.
O evento é promovido pela Escola de Conselhos do Estado de Santa Catarina, com o apoio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. O objetivo é melhorar o atendimento a crianças e adolescentes com profissionais mais preparados.
{article Adriana Paula Mattiello – SDR Xanxerê}{text}{/article}