Canoinhas recebe Seminário Regional do Planalto Norte Catarinense
Realizado pelos Comitês de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Canoinhas e Timbó, juntamente com Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) regionais de Canoinhas, Mafra e Caçador, foi realizado durante a quinta-feira, 3, na sede da Associação dos Servidores Municipais de Canoinhas (Asemca), o Seminário Regional do Planalto Norte Catarinense – Ano Internacional dos Solos. O evento contou com o apoio da Associação Empresarial de Canoinhas (Acic), além de outras entidades envolvidas.
O objetivo do Seminário, segundo o gerente regional da Epagri Canoinhas, Donato João Noenberg, foi mobilizar toda sociedade sobre a importância dos solos como parte fundamental do meio ambiente, e os perigos que envolvem a degradação deles em todo mundo. “Pudemos discutir durante o evento e planejar ações para o fortalecimento dos Comitês de Gerenciamento das bacias hidrográficas do Planalto Norte Catarinense e o desenvolvimento do Programa Planorte Água e Solo”, destacou.
Participaram da abertura do Seminário o prefeito de Canoinhas, Luiz Alberto Rincoski Faria; assessor jurídico Keiny Rodrigo Burgardt, no ato representando o secretário regional Ricardo Pereira Martin; prefeito de Bela Vista do Toldo e presidente da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte), Gilberto Damaso da Silveira; diretor da Extensão Rural da Epagri, Paulo Roberto Lisboa Arruda; gerente regional da Epagri Canoinhas, Donato João Noernberg; presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas e gerente regional da Casan, Herbert Grosskopf Junior; presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Timbó e gerente regional da Epagri de Caçador, Ari Galeski; diretor de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Bruno Henrique Beilfuss; e vice-presidente da Acic, Reinaldo de Lima Junior.
O gerente regional da Epagri Canoinhas, Donato João Noernberg explicou o Programa Planorte Água e Solo. Em seguida, Álvaro José Bak, da Epagri de Urussanga, falou sobre o impacto das mudanças climáticas e eventos extremos na conservação do solo e água.
Durante a tarde, Leandro do Prado Wildner, da Epagri Chapecó, abordou o planejamento de uso e o manejo para conservação do solo. Em seguida, Bruno Henrique Beilfuss, da Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Sustentável apresentou um panorama geral do uso da água em Santa Catarina, e perspectivas de ações para sua conservação.
Foram apresentados também os trabalhos do Comitê Rio Timbó e do Rio Canoinhas. Tatiana Arruda Correia, consultora da Fundação do Meio Ambiente (Fatma)/ SC Rural e extensionistas da Epagri, falaram em seguida sobre a política dos Corredores Ecológicos em SC e experiências de sucesso no Corredor Timbó. Ao final da tarde foram realizados pelos participantes os debates, encaminhamentos finais e o encerramento do seminário.
{article Sérgio Teixeira da Silva – SDR de Canoinhas}{text}{/article}