Canoinhas promove curso sobre políticas públicas voltadas aos idosos
Começou, nesta terça-feira, 8, na Universidade do Contestado (UnC), de Canoinhas, o curso de capacitação para conselheiros, gestores e lideranças para a pessoa idosa. Voltado para as administrações municipais, o curso orienta os gestores para políticas públicas voltadas aos idosos. Organizada pelo governo do Estado, a capacitação é resultado de um convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Nesta edição na UnC de Canoinhas, há 26 participantes. São quatro dias de curso com carga horária de 32 horas onde são apresentados três módulos: Política Nacional do Idoso e Estatuto do Idoso (carga horária de 08h); Conselho de Direitos do Idoso (16h); e Ferramentas e instrumentos de gestão financeira e da política do Idoso (08h).
As profissionais que ministram o curso são as assistentes sociais Neusa Moscon Suzana, pós-graduada em Gestão Social de Políticas Públicas; e Josiane Bertoluzzi, mestre em Serviço Social.
O secretário regional Ricardo Pereira Martin esteve presente na abertura e destacou a importância desta capacitação, pois fortalece os Conselhos nos municípios da região. “O governo do Estado está trazendo esta oportunidade para todos os municípios do Estado, pois além de ser um avanço para os municípios os Conselhos visam fortalecer a política e direitos dos idosos em todos os seus aspectos”.
A gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da SDR Canoinhas, Eleni Baum Baggenstoss, que organizou o evento, explica que a meta do Estado é implantar o Conselho do Idoso e respectivos Fundos em 186 municípios. Durante a abertura, também foram entregues o Estatuto do Idoso e as Normas e Diretrizes do Conselho Municipal do Idoso para todos os participantes.
{article Sergio Teixeira da Silva – SDR Canoinhas}{text}{/article}