Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Campanha Fio Laranja: Polícia...

Campanha Fio Laranja: Polícia Civil reforça programa de proteção à criança no mês de combate ao abuso e exploração sexual

Em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração sexual de crianças e adolescentes, a Polícia Civil está desenvolvendo o Programa Proteja uma Criança, cujas ações são voltadas para a prevenção da violência sexual, por meio da oferta de espaço de reflexão e informações de qualidade sobre o tema. Policiais civis e psicólogos estão promovendo atividades para aproximar a instituição da comunidade escolar e trabalhar temas sensíveis com crianças e adolescentes, como o abuso sexual e os riscos que a exposição na internet pode representar.

Para o delegado-geral da PCSC, Ulisses Gabriel, a aproximação da Polícia com a comunidade escolar é fundamental para que crianças e jovens conheçam o papel da instituição na segurança pública e possibilitem que crianças e adolescentes tirem suas dúvidas e saibam como e onde procurar ajuda. Recentemente, o delegado-geral fez uma palestra no Colégio Marista em Criciúma abordando riscos e responsabilidades no uso da internet.

A delegada Patrícia Zimmermann, que coordena o trabalho das 32 Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso e uma das criadoras do Programa PC Por Elas, destaca que refletir sobre o tema é uma forma de contribuir para a prevenção do abuso e da exploração sexual. A delegada observa que a primeira DPCAMI foi instalada em 1985 na Capital catarinense. “Desde então a Polícia Civil evoluiu significativamente no tratamento dos casos de violência doméstica e crimes praticados contra crianças adolescentes mulheres e idosos no estado”, assinalou.

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) registrou, nos quatro primeiros meses deste ano, 487 casos de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes. Foram 251 casos contra crianças de zero a 11 anos e outros 236 contra adolescentes de 12 a 17 anos.

Ações em todo o estado

Exemplo dessa aproximação que a PCSC busca junto à comunidade foi a roda de conversas realizada no CRAS de Brusque, com crianças de 6 a 14 anos. Divididos por faixa etária, o psicólogo policial Daniel Rautemberg e o educador social da prefeitura de Brusque, Donizete Laudelino de Oliveira falaram sobre abuso sexual, exploração sexual e os riscos da internet com uma linguagem clara e direta, respeitando o desenvolvimento e a compreensão das crianças.

“A recepção foi bem positiva e com o grupo de 6 a 12 anos nos surpreendeu, na verdade. Se mostraram muito interessados e participativos. Com os maiores existiu um pouquinho de resistência, principalmente devido ao sentimento de vergonha. Mas, no decorrer do grupo foi se amenizando e eles se tornaram mais participativos também”, contou o policial.

Em Florianópolis, duas psicólogas policiais estão realizando palestras sobre o tema para professores da rede estadual de ensino fundamental e educação de jovens e adultos da Capital e articuladores do programa saúde na escola (PSE).

Em Criciúma está em andamento o programa K-9 na Escola: Programa de Orientação à Cidadania, que por objetivo integrar e aproximar a Polícia Civil das crianças em idade escolar para proporcionar, de forma lúdica, esclarecimentos sobre segurança, lições de cidadania entre outros temas.

A DPCAMI de Tubarão realizou nesta quarta-feira, 17, palestra para operadores vinculados às secretarias de saúde, educação, assistência social dos municípios de Tubarão, Capivari de Baixo, Armazém, Gravatal, Pedras Grandes e São Martinho, entre outras atividades envolvendo estudantes de psicologia.

Em Palhoça, a DPCAMI está promovendo palestras e debates na rede municipal de ensino.
A DPCAMI de Canoinhas promoverá no dia 26 rodas de conversas com pessoas atendidas no CREAS.

Em Joinville, o Centro de Educação Infantil Botãozinho de Rosa recebeu oficinas para tornar as crianças menos vulneráveis a situações sexualmente abusivas.

Em Itajaí, no dia 18 e 19 haverá oficinas de Prevenção à Violência sexual contra crianças para estudantes de psicologia.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support