Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Campanha do Tracoma é...

Campanha do Tracoma é realizada nas escolas de Dionísio Cerqueira


Foto: ADR Dionísio Cerqueira

Uma equipe multiprofissional com médicos e enfermeiros, resultado de uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira e os municípios da região, está desenvolvendo a ‘Campanha do Tracoma’. Em Dionísio Cerqueira a campanha está sendo realizada ao longo das últimas semanas nas escolas municipais e estaduais.

Tendo como principais sintomas a vermelhidão, coceira, secreção e lacrimejamento, o tracoma é uma doença dos olhos causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Em alguns casos esses sintomas não aparecem, e por isso, atendimentos como o realizado nas escolas é importante, já que a doença pode levar à cegueira.

A cada ano, no mundo, cerca de 250 mil crianças ficam cegas. É uma doença de fácil tratamento e que pode ser prevenida. Com informação é possível diminuir os casos de cegueira. Por isso, o Ministério da Saúde juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina vem desenvolvendo anualmente um trabalho de eliminação do Tracoma. A estratégia está baseada na realização de um exame ocular nas crianças das Escolas Estaduais e Municipais e faixa etária de 5 a 13 anos. Na Regional de Dionísio Cerqueira a campanha é realizada nos seis municípios.

A enfermeira da ADR Dionísio Cerqueira Larissa Demarco, que integra a equipe que realiza os trabalhos em Dionísio Cerqueira, explica que o exame consiste em fazer a eversão palpebral para observar se a criança possui ou não o tracoma. Caso haja algum caso, a criança é encaminhada para as unidades de saúde do município. “O objetivo é fazer o diagnóstico precoce do tracoma, que é uma doença contagiosa elencada como a principal causa de cegueira evitável no mundo, e providenciar o tratamento oportuno para diminuição da cadeia de transmissão”, destacou.

Larissa ainda alerta sobre a importância da higiene para evitar a contaminação. “É importante que os pais sejam exemplos e desde cedo já ensinem os filhos a lavarem as mãos e o rosto várias vezes ao dia, pois a secreção de uma pessoa doente contamina a outra”, disse.

Tracoma

O tracoma é uma doença dos olhos causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. O tratamento é fácil e, se não for realizado, pode prejudicar a visão e, no futuro, causar cegueira por deformidades na pálpebra devido a sucessivas infecções. Outros sinais e sintomas são secreção e intolerância a luz, mas, em muitos casos, a doença pode não apresentar sintomas.

A transmissão ocorre mais facilmente em ambientes coletivos, como escolas e creches, e também por meio de contato em roupas de cama, lenços, toalhas de rosto e banho contaminadas.

As medidas de prevenção são simples para impedir o contágio. Recomenda-se lavar as mãos e o rosto várias vezes ao dia, não coçar os olhos e também não usar toalhas ou lenços de outras pessoas.

{article Manoely Dias Cogo – ADR Dionísio Cerqueira}[text]{/article}