Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Campanha do Tracoma é...

Campanha do Tracoma é realizada nas escolas de Dionísio Cerqueira


Foto: ADR Dionísio Cerqueira

Uma equipe multiprofissional com médicos e enfermeiros, resultado de uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira e os municípios da região, está desenvolvendo a ‘Campanha do Tracoma’. Em Dionísio Cerqueira a campanha está sendo realizada ao longo das últimas semanas nas escolas municipais e estaduais.

Tendo como principais sintomas a vermelhidão, coceira, secreção e lacrimejamento, o tracoma é uma doença dos olhos causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Em alguns casos esses sintomas não aparecem, e por isso, atendimentos como o realizado nas escolas é importante, já que a doença pode levar à cegueira.

A cada ano, no mundo, cerca de 250 mil crianças ficam cegas. É uma doença de fácil tratamento e que pode ser prevenida. Com informação é possível diminuir os casos de cegueira. Por isso, o Ministério da Saúde juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina vem desenvolvendo anualmente um trabalho de eliminação do Tracoma. A estratégia está baseada na realização de um exame ocular nas crianças das Escolas Estaduais e Municipais e faixa etária de 5 a 13 anos. Na Regional de Dionísio Cerqueira a campanha é realizada nos seis municípios.

A enfermeira da ADR Dionísio Cerqueira Larissa Demarco, que integra a equipe que realiza os trabalhos em Dionísio Cerqueira, explica que o exame consiste em fazer a eversão palpebral para observar se a criança possui ou não o tracoma. Caso haja algum caso, a criança é encaminhada para as unidades de saúde do município. “O objetivo é fazer o diagnóstico precoce do tracoma, que é uma doença contagiosa elencada como a principal causa de cegueira evitável no mundo, e providenciar o tratamento oportuno para diminuição da cadeia de transmissão”, destacou.

Larissa ainda alerta sobre a importância da higiene para evitar a contaminação. “É importante que os pais sejam exemplos e desde cedo já ensinem os filhos a lavarem as mãos e o rosto várias vezes ao dia, pois a secreção de uma pessoa doente contamina a outra”, disse.

Tracoma

O tracoma é uma doença dos olhos causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. O tratamento é fácil e, se não for realizado, pode prejudicar a visão e, no futuro, causar cegueira por deformidades na pálpebra devido a sucessivas infecções. Outros sinais e sintomas são secreção e intolerância a luz, mas, em muitos casos, a doença pode não apresentar sintomas.

A transmissão ocorre mais facilmente em ambientes coletivos, como escolas e creches, e também por meio de contato em roupas de cama, lenços, toalhas de rosto e banho contaminadas.

As medidas de prevenção são simples para impedir o contágio. Recomenda-se lavar as mãos e o rosto várias vezes ao dia, não coçar os olhos e também não usar toalhas ou lenços de outras pessoas.

{article Manoely Dias Cogo – ADR Dionísio Cerqueira}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support