Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Campanha de vacinação: vacinas...

Campanha de vacinação: vacinas da gripe e sarampo têm baixa procura

Descrição do áudio:

Faltando menos de um mês para o fim das Campanhas de Vacinação contra a gripe e contra o sarampo, em 3 de junho, o Governo de Santa Catarina alerta para a baixa procura pelas vacinas. Até esta quinta, dia 12, nem metade da cobertura vacinal desejada para as duas doenças tinha sido alcançada.

A cobertura para a gripe está em 35%. A meta é de 90%. Entre as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, apenas 17,6% foram vacinadas; entre os professores, a cobertura está em 11,5%; e entre as gestantes, apenas em 10,7%.
No caso do sarampo, a cobertura vacinal está em 22,9%, bem abaixo dos 95% esperados. A cobertura nas crianças de 6 meses a menores de 5 anos é de 16% e nos trabalhadores da saúde, de 37%.

A gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria estadual da Saúde, Arieli Fialho, alerta para a importância da vacinação com a proximidade da época mais fria do ano:

SONORA

As Campanhas de Vacinação contra a gripe e contra o sarampo começaram no dia 4 de abril. No caso da gripe, podem ser vacinados os seguintes grupos prioritários: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde, do transporte coletivo e portuários, das forças de segurança e salvamento, das forças armadas e do sistema prisional; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e mães até 45 dias após o parto; indígenas; professores; pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; população privada de liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Na imunização está sendo utilizada a vacina contra influenza trivalente, que protege contra três subtipos do vírus.
Contra o sarampo podem ser vacinados os trabalhadores da saúde e as crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A vacinação, nesses casos, pode ser feita mesmo que o esquema vacinal já esteja completo. A pessoa deve receber uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

Duração:  3 min e 24 seg

Apresentação: Pâmella Andressa

Técnica: Pâmella Andressa

Produção: Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação

Contato: (48) 3665-3051

E-mail: radiosecom@gma