Campanha de vacinação contra poliomielite inicia neste sábado

A 9ª Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR), por meio da Gerência Regional de Saúde, acompanhará neste sábado, 15, a abertura da campanha nacional de vacinação contra poliomielite – a paralisia infantil. A ação inicia às 9h, no município de Fraiburgo. Durante todo o sábado, considerado Dia D da campanha, postos estarão atendendo em horário especial, costumeiramente das 8h às 17h. Segundo o secretário regional, Dorival Carlos Borga, a Gerência de Saúde já procedeu com o repasse das orientações, vacinas e descartáveis. “Todas as recomendações repassadas pelo Estado já foram dirigidas para as secretariais municipais, agora é contar com o engajamento das famílias nesta iniciativa, levando seus filhos menores de cinco anos, até os postos de imunização”, afirma.
A campanha de vacinação está na 36º edição e é coordenada pelo Ministério da Saúde. A iniciativa prossegue até 31 de agosto. Além da vacina contra paralisia infantil, durante a campanha será verificada a atualização do esquema vacinal, por meio da avaliação do cartão de vacinação das crianças, para que os mesmos sejam atualizados conforme recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Os pais ou responsáveis deverão apresentar a carteira de vacinação para que profissionais de saúde possam alertar sobre as vacinas que estão vencendo ou em atraso.
Na regional da 9ª SDR, que compreende 20 municípios serão mais de 170 mil doses. A meta do Ministério da Saúde é atender 90% do público alvo, porém na regional, a expectativa é ultrapassar em 3% a meta indicada. “No ano passado a regional imunizou 95,98% do público alvo, neste ano, motivamos as equipes municipais para expandir essa meta, atendendo ainda mais crianças”, afirma.
Em todo o país a campanha pretende imunizar 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos. As doses serão aplicadas em postos de vacinação dos municípios. A vacina é a única forma de prevenção, já que não existe tratamento para a doença. A imunização é recomendada inclusive para crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite e diarréia. Crianças com febre acima de 38°C ou com hipersensibilidade a alguns dos componentes da fórmula devem consultar um médico para avaliar se a vacina é recomendada.
Atualização das vacinas
Durante a campanha também serão ofertadas outras 10 vacinas do calendário básico de vacinação da criança: hepatites A e B, febre amarela, meningite, rotavírus, pneumo 10, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e catapora), penta viral (difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite b) e BCG.
{article Josiane Zago – SDR Videira}{text}{/article}