Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Campanha de vacinação contra...

Campanha de vacinação contra influenza começa nesta segunda


Foto: Josiane Zago/ ADR Videira

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começa na segunda-feira, 23, porém os preparativos já vêm acontecendo há semanas, com o recebimento das doses na Regional de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Videira, e distribuição para os 18 municípios de abragência.

Segundo a gerente de saúde, Fabiana de Fátima Moraes, é um trabalho muito eficiente que as ADRs prestam por meio das regionais de saúde. “Na saúde a descentralização é muito eficiente, por meio dela, além de otimizar o tempo para os municípios, aproxima os serviços e diminui os custos, além é claro, da equipe da regional de saúde estar sempre disposta para sanar quaisquer dúvidas”, afirmou.

A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Santa Catarina será realizada de 23 de abril a 1º de junho, sendo dia 12 de Maio o dia D de mobilização nacional. Até o momento o Estado já recebeu do Governo Federal o montante de 37% das vacinas necessárias, e a previsão é que neste sábado, mais um montante estaja disponível.

Na Regional de Saúde, além da distribuição das vacinas é orientado sobre o preenchimento das informações, dados referentes as metas que cada município deve atingir  e orientações gerais sobre a campanha. Em Santa Catarina, a população-alvo para a vacinação é composta por 1.844.225 pessoas, sendo que nos 18 municípios da regional de Saúde de Videira, são 74.611 pessoas.

Os grupos prioritários são: crianças entre 6 meses e 5 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; professores do ensino infantil, fundamental e médio e de universidades públicas e privadas; indivíduos com 60 anos ou mais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. A meta é alcançar uma cobertura de pelo menos 90%.

Segundo Mônica Vanz, enfermeira da Gerência de Saúde, além da imunização, é necessário manter a higiene em dia. “Os dias mais frios fazem com que fiquemos em ambientes fechados e pouco arrejados. Essa condição é muito positiva para a multiplicação de doenças respiratórias. Então além de evitar esses ambientes, lavar as mãos, seguir a etiqueta ao tossir, entre outras recomendações permanecem”, afirmou.

Reforço na vacina contra Tétano

Em Santa Catarina, a vacinação contra o tétano será intensificada durante o período de campanha contra a gripe, especialmente para os adultos, grupo que apresenta baixa cobertura vacinal. Quem não tiver carteira de vacinação, ou a tiver perdido, também pode procurar o posto de saúde para tomar a vacina.

No ano passado, 12 casos de tétano acidental foram confirmados no estado, sendo a maioria entre pessoas maiores de 50 anos, dos quais 4 evoluíram para óbito. Isso representa uma taxa de letalidade de 33,3% acima da taxa nacional, que foi de 32,6%. A vacinação é a única maneira de evitar a doença, mas é preciso tomar três doses para garantir a imunização, com reforço a cada dez anos.

Nos municípios da regional de saúde de Videira, o público é orientado a se dirigir aos postos com a caderneta de vacinação. Caso não esteja imunizado, o procedimento será a aplicação da vacina.

Mais informações para a imprensa:
Josiane Zago
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Videira
E-mail: imprensa@vii.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3533-5417 / 98839-1506 / 99171-7885
Site: sc.gov.br/regionais/videira

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support