Campanha de vacinação contra a gripe segue até zerar o estoque de doses
Descrição do áudio:
Os municípios catarinenses com vacinas da gripe disponíveis podem continuar aplicando o imunizante em todas as pessoas acima de seis meses, até terminar as doses.
O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade pelo vírus da influenza, de acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina.
No estado, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários está em quase 57%. A meta estabelecida pelo Ministério de Saúde (MS) é de 90% dessa população.
Antes de ir até um posto de vacinação, a pessoa deve se informar com a secretaria municipal de saúde se ainda há doses disponíveis e sobre locais e horários de vacinação.
Além da vacina contra a gripe, também é importante atualizar a vacinação contra outras doenças.
É possível, por exemplo, a aplicação simultânea das doses contra a gripe e a Covid-19 em toda a população acima de 12 anos, desde que não possua sintomas gripais. Também não pode ter contraído a Covid-19 nos últimos 30 dias.
A Secretaria de Estado da Saúde lembra que as doses contra o sarampo seguem disponíveis nos postos de saúde para aplicação de rotina, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
A dose da vacina contra a doenca deve ser aplicada aos 12 meses e aos 15 meses.
Pessoas que não foram vacinadas ou não lembram se receberam a dose podem fazer a vacinação até os 59 anos.
Duração: 1 min 19 seg
Apresentação: Marcos Lampert
Técnica: Marcos Lampert
Produção: Serviço de Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com