Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Campanha de vacinação contra...

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira, 25

campanha de vacinacao 20160420 1051932252

Começa na próxima segunda-feira, 25, a campanha de vacinação contra a gripe em Santa Catarina. O dia “D” de mobilização será realizado no sábado, 30 de abril, em todos os municípios catarinenses. O Estado receberá 1.759.000 doses da vacina. A meta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é imunizar 80% das 1.739.814 pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Haverá 1,7 mil unidades de saúde com salas de vacinação aptas para imunizar a população.

Para os seis municípios que compõem a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Quilombo foram repassadas 6.174 doses para vacinar as pessoas do grupo de risco. As unidades de saúde do município de Quilombo receberam 3.148 doses, para União do Oeste foram 801, Formosa do Sul recebeu 668, para Jardinópolis foram 544, para Irati 524 e Santiago do Sul 489. Quem faz parte do grupo prioritário deve procurar a unidade de saúde mais próxima para receber a vacina gratuitamente.

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu antecipar para o dia 25 de abril o início da campanha de vacinação contra o vírus influenza, que estava prevista para ocorrer de 30 de abril a 20 de maio. “Este ano temos um perfil epidemiológico diferente de outros anos, devido ao grande número de casos de gripe neste início de inverno, por isso o adiantamento da campanha”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Fábio Gaudenzi.

O secretário de Estado da Saúde, Murillo Capella, ressaltou a gravidade da doença e a importância da vacina contra a influenza. “A gripe é uma doença grave, e é muito mais grave aos grupos prioritários, que em 2015 tiveram 87% dos casos de óbito. Por isso seguimos o protocolo do Ministério da Saúde e estamos unindo forças com órgãos de saúde estaduais e municipais, além do apoio da Associação Catarinense de Medicina”, destacou Capella.

Além da vacina, a etiqueta da tosse é uma eficiente forma de prevenção do vírus influenza, de acordo o presidente da Associação Catarinense de Medicina, Rafael Klee de Vasconcellos. “Estamos aqui como parceiros dessa campanha. A comunidade médica catarinense seguirá o padrão de comunicação do ministério e da secretaria no encaminhamento dos casos graves de gripe”, informou Vasconcellos.

Quem pode tomar a vacina gratuitamente?

Indivíduos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional são considerados grupos prioritários e receberão a vacina no sistema público de saúde.

{article Vinicios Ranzan – assinatura – ADR Quilombo }{text}{/article}

Informações adicionais
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde
Telefone: (48) 3664-8822
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support