Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Campanha contra o tabagismo...

Campanha contra o tabagismo discute o aumento de impostos sobre produtos derivados do tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado neste sábado, 31, pauta há mais de 20 anos as discussões sobre os malefícios do tabagismo para a saúde humana. Em 2014, o tema da campanha é o aumento de impostos sobre os produtos de tabaco, uma medida que procura alertar para os riscos da droga, bem como reduzir o consumo do produto.

Entre as ações programadas para alertar a população sobre os danos causados pelo tabagismo, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Unimed, promove o lançamento do curta-metragem “Dois Pesos e Duas Medidas” nesta quinta-feira, 29, às 18h30min, no auditório da Fahece,em Florianópolis. O filme conta a história de José Carlos Carneiro, que, devido a uma doença causada pelo tabagismo, teve as pernas amputadas, e sua imagem ilustrou maços de cigarro como advertência dos malefícios do fumo. Após a exibição do filme haverá debate com o público e especialistas convidados. O evento é gratuito.

É na adolescência que as pessoas tornam-se fumantes

De acordo com a Pesquisa Especial sobre Tabagismo, realizada em 2008 pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 80% dos fumantes começaram a fumar antes dos 19 anos e 20% com menos de 15 anos. Já a Pesquisa Nacional sobre Saúde do Escolar, realizada pelos mesmos órgãos, mostrou que, em 2009, cerca 24% dos estudantes entre 13 e 15 anos experimentaram cigarros, fator que é atribuído também aos baixos preços dos produtos naquele período.

A última ação sobre a política de preços e impostos, considerada como um avanço, aconteceu em 2011 com a sanção da Lei nº 12.546, que institui preços mínimos para os cigarros. Assim, desde 2012 o preço mínimo passou a ser de três reais, com aumento anual de cinquenta centavos, até atingir os R$ 4,50, em 2015. Essa, entre outras medidas, é considerada central para reduzir o acesso dos jovens ao tabaco. É o que mostra a repetição da Pesquisa Nacional sobre Saúde do Escolar, em 2012, cujo índice de experimentação da droga entre escolares caiu para 19,6%.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), vinculados ao Ministério da Saúde (MS), desenvolvem ações integradas para a prevenção do tabagismo e de atenção aos fumantes. “Essas ações são desenvolvidas com os estados e municípios para conscientizar a sociedade sobre os danos causados pelo cigarro, além de atender os usuários que buscam tratamento para o tabagismo”, explica a responsável pelo setor de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Gladis Helena da Silva.

Informações adicionais para a imprensa
Ana Paula Bandeira
Assessoria de Imprensa SES
Secretaria de Estado da Saúde – SES
E-mail: anap@saude.sc.gov.br
Fone: (48) 3221-2071/9113-6065
Site: www.saude.sc.gov.br