Câmaras técnicas apresentam ações em reunião do Núcleo da Faixa de Fronteira de Santa Catarina
Na manhã desta quinta-feira, 3, o durante a reunião do Núcleo Estadual de Integração e Desenvolvimento da Região da Faixa de Fronteira de Santa Catarina (NFSC) esteve reunido para fazer um balanço das atividades desenvolvidas durante este ano.
Durante o encontro o secretário adjunto da Agricultura, Airton Spies, falou sobre a importância da defesa sanitária animal na região de fronteira, enquanto o secretário do Planejamento, Murilo Flores, destacou a construção de políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento das regiões Oeste e Centro-Oeste.
Para a secretária de Desenvolvimento Regional de Seara, Gládis Regina Bizolo dos Santos, a região está se organizando e se fortalecendo. “Acreditamos que este é o caminho. A força econômica da região Oeste é significativa e é necessário buscar maneiras de continuar avançando com qualidade de vida”, destaca.
Sobre
O Núcleo Estadual de Integração da Faixa de Fronteira do Estado foi instalado em agosto de 2013 para coordenar ações e propor medidas que visem ao desenvolvimento de iniciativas e a implementação de políticas públicas para a região fronteiriça. É coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento.
O NFSC conta com o assessoramento técnico de oito Câmaras Temáticas (nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura e Logística, Controle e Segurança, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Socioambiental, Agricultura, Pecuária e Pesca e Turismo, Cultura e Esporte), cujos focos de atuação correspondem às prioridades definidas no Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço de Santa Catarina (PDIF/SC).
A Faixa de Fronteira Catarinense abrange 82 municípios dentro do espaço territorial de 150 km que adentra ao interior do Estado, a partir da linha limítrofe entre o Estado de Santa Catarina e o país vizinho, a Argentina.
Números da região da Faixa de Fronteira:
– 11 Secretarias de Desenvolvimento Regional;
– 82 municípios;
– Área de 21.002 km²;
– 828.368 habitantes (13,26% da população total de Santa Catarina);
– Densidade Demográfica: 39,44 hab/Km²;
– PIB: R$ 17.971.798.000,00 (2010)
– Cidades trigêmeas – cidades fronteiriças vinculadas: Dionísio Cerqueira (SC); Bernardo de Irigoyen (Província de Misiones/Argentina); e Barracão (PR).
{article Glauco Benetti – SDR Seara}{text}{/article}