Fortalecer o cultivo de uvas e a produção de vinho em SC é tema de encontro em São Joaquim
Para fortalecer a vitivinicultura em Santa Catarina e tratar de temas que interessam ao setor, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (Cederural) reunirá os membros da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Uva e do Vinho em São Joaquim nesta sexta-feira, 21. O encontro contará com a presença do secretário de Estado da Agricultura e da Pesca e presidente do Cederural, Airton Spies, e será às 13h30 na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Joaquim.
Na pauta da reunião consta a apresentação do grupo gestor do Projeto de Modernização da Vitivinicultura (Modervits), ação que visa melhorar o padrão de qualidade da uva e das tecnologias utilizadas na produção de sucos e vinhos em Santa Catarina. O Modervits será executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O Programa é destinado aos três estados do Sul e em Santa Catarina os municípios beneficiados serão: Pinheiro Preto, Videira, Iomerê e Rio das Antas.
Santa Catarina é o quinto maior produtor nacional de uva, com uma produção de aproximadamente 53 mil toneladas em 2013. A maior parte da área plantada no estado concentra-se no Alto Vale do Rio do Peixe, com destaque para os municípios de Videira e Tangará, mas a maior produção de vinhos está no município de Pinheiro Preto. A produção de vinhos em Santa Catarina se concentra em vinhos comuns, porém de 2009 a 2013 houve um crescimento de 57% na produção de vinhos finos, principalmente nas regiões de altitude. No mesmo período a produção estadual de suco de uva também aumentou 89%.
Informações adicionais para a imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br