Café aproxima direção e acompanhantes de pacientes do Hospital Florianópolis
O café da tarde para os acompanhantes de pacientes do Hospital Florianópolis é servido diariamente no refeitório da unidade. Há alguns meses, no entanto, a direção da instituição adotou uma prática diferente que vem mudando a rotina de alguns deles. Todas as quartas-feiras, quatro pessoas em média são convidadas para tomar o café com a direção e bater um papo informal com a diretora-geral, o diretor clínico, os gerentes administrativo e de enfermagem e a assistente social.
O objetivo é abrir um espaço para que os usuários se sintam acolhidos, tirem dúvidas, deem opiniões e façam sugestões à equipe. Nesta semana, o encontro durou cerca de uma hora. Um a um, os convidados se apresentaram. Os profissionais explicaram como funciona o trabalho da equipe e os acompanhantes contaram de onde vieram, por onde entraram, se pela clínica ou pela emergência, e como foram atendidos.
Andreia, que acompanhava a mãe de 76 anos, disse que se surpreendeu com o convite. “Lidar com a saúde das pessoas é muito delicado. Essa reunião é importante pra dizer o que pensamos e falar em nome da comunidade”, comenta a cabeleireira, moradora de Florianópolis.
“Naquele momento, todos têm liberdade de falar o que sentem, seja positivo ou negativo”, explica Sirlene Dias Coelho, diretora da instituição. Ela conta que no mês de março, foram realizadas quase 10 mil consultas e 200 cirurgias. “Esse encontro nos ajuda a tomar decisões para melhorar o atendimento à população e torná-lo mais humanizado quanto possível”, comenta a diretora.
Na opinião dos diretores, o café com os acompanhantes tem sido um instrumento de avaliação dos serviços prestados pelo hospital e contribuído para a melhoria contínua dos processos de trabalho, cujo foco é o bem-estar do paciente e sua total recuperação.
Segundo o Serviço Social da unidade, os acompanhantes são convidados aleatoriamente, não ultrapassando o número de seis por encontro. “O ideal é termos pessoas de diversos setores: observação, clínica médica, cirúrgica e UTI. Assim podemos ter uma visão mais ampla”, explica a assistente social Silvia Giacomelli. O próximo passo é implantar o Café com a Direção para os funcionários.
Informações adicionais para a imprensa:
Jaqueline Richter
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
E-mail imprensa@saude.sc.gov.br
Telefone: 48 3221-2354