Cães da Administração Prisional levam conforto a instituições sociais
Conviver com animal de estimação traz alegria, qualidade de vida e muito amor. A relação entre eles e os humanos evolui ao longo do tempo, tornando-se companheiros inseparáveis. Projetos terapêuticos aliando a presença de cachorros à saúde mental de pacientes são cada vez mais apreciados. A Cinoterapia é uma técnica de intervenção terapêutica tendo o cão como autor principal e a Divisão de Operações com Cães (DOC), do Departamento de Polícia Penal abraçou essa ideia.
Por sua simpatia e carisma, o cão Yankee é o representante da DOC para essas ações e leva alegria por onde passa. O Projeto de Terapia Facilitada por Cães começou em 2021, em uma ação no Lar Recanto do Carinho. Desde então, foram feitas outras ações em instituições, escolas, Orionópolis e eventos sociais de natal.
Os cães que visitam essas instituições passam por uma rigorosa triagem de comportamento, definida especialmente pela doçura e não agressividade frente às situações desconhecidas.
Eles passam por exames médicos, recebem vermífugos, vacinas e, obrigatoriamente, tomam um banho reforçado no dia da visita. Tudo isso para que a segurança dos pacientes seja garantida e a SAP possa oferecer, por suas equipes, sempre o melhor serviço aos catarinenses.