Cadeiras de rodas são entregues em Xanxerê
Na tarde de sexta-feira, 14, ocorreu a entrega de 19 cadeiras de rodas para pessoas com deficiência. Os equipamentos, doados pela Fundação Nova Vida, foram entregues na sede da Fraternidade Cristã da Pessoa com Deficiência de Xanxerê (FCDX). Os beneficiados foram cadeirantes de Xanxerê (16 pessoas), Ponte Serrada, Entre Rios e Chapecó. Também foram distribuídos kits de artesanato para entidades que trabalham com pessoas com deficiência.
As cadeiras são fabricadas sob encomenda para atender exatamente as necessidades de cada usuário. Profissionais (médicos, assistentes sociais e fisioterapeutas) fazem a avaliação e prescrevem como deve ser a cadeira para cada pessoa com deficiência. Após este passo, é feita uma solicitação para a Fundação Nova Vida, em Florianópolis, que adquire os equipamentos com o auxílio financeiro do Governo do Estado. Todo o processo é mediado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR).
Durante o ato de entrega, com a presença do presidente da Fundação, Joaquim Coelho Lemos, alguns depoimentos emocionaram os presentes. O xanxerense Luiz Maraskim contou um pouco de sua história, com um filho de 25 anos que tem baixa visão e outro de 33, com deficiência motora. “É muito difícil para um pai ver o filho não conseguir entrar em uma loja, em um local público, porque não tem condições de acessibilidade. Uma vez, fui à Brasília com o meu filho em uma cadeira que quando erguia, desencaixava a roda. Hoje temos esta, motorizada e adaptada. Por isso, é importante agradecer por esta doação e pelas melhorias que a gente tem visto na acessibilidade”, declarou.
A ponteserradense Sandra Maria Vicensi, que recebeu a cadeira para o pai (hospitalizado), também quis fazer seu agradecimento. “Meu pai está com 75 anos e não faz muito tempo que ele teve a primeira cadeira de rodas, mas era muito mais simples. Ele ficou emocionado quando contei que ligaram de Florianópolis e ele ia ganhar esta cadeira. Quem bom que cada vez mais as pessoas com deficiência estão sendo vistas e ajudadas por pessoas como vocês”, concluiu.
Os 19 beneficiados foram Celso Leomir Simadon, Edenilso Lunardi, Evandro Gonçalvez de Menezes, Fabio Marakin, Ivanir Lorenzeti Scariote, Gilberto de Souza Bueno, José Albeto Zonatto, Lidia Terezinha Cardoso, Lourdes Lamonatto, Mayara Chaiana Dall’Áqua, Cleonir Miguel Jaques, Tamires E. de Almeida Rodrigues, Dorival Detofano, Leovaldo Mello, Edinei da Silva, Juciel da Silva, Egidio Vicensi, Izoire de Assunçãoe Matheus Veiga da Rosa.
Os kits de artesanato foram entregues à FCDX, Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos e Visuais de Xanxerê (Apadavix), Lar do Idoso (Xanxerê) e Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Passos Maia e Entre Rios.
Estiveram presentes o secretário regional Carlos A. Colatto; o prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini; a gerente de Educação da SDR Xanxerê, Marivete Brunel Zaffari; o coordenador da FCDX, Oneide Antonio Jaques; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comde), Paulo Ferronatto; entre outra autoridades.
{article Adriana Paula Mattiello – SDR Xanxerê}{text}{/article}