Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Justiça
  4. /
  5. Detentos cadeirantes integram projeto...

Detentos cadeirantes integram projeto de ressocialização pelo trabalho

Três cadeirantes reeducandos do regime fechado da Penitenciária Masculina de Itajaí, em Canhanduba, integram atualmente o projeto de Ressocialização pelo Trabalho, instituído pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania. Desde o mês de julho, quando o projeto foi implantado, eles  ganham um salário – conforme prevê a Lei de Execuções Penais (LEP) – para trabalhar seis horas diárias na separação de materiais de higiene, separação de peças que chegam limpas da lavanderia e na restauração de roupas e chinelos.

Foto: Denise Lacerda/SJC

“Tais tarefas proporcionam um aumento da autoestima, por meio de atividades úteis tanto para o interno como para a penitenciária, além de ocupar o tempo ocioso, favorecendo assim a saúde mental e física. A própria Constituição Federal assegura garantias que visam à integração social das pessoas com deficiência”, enfatiza a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada De Luca.

De acordo com o gerente de laboral do Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí (CPVI), José Sálvio Goulart, um grupo técnico especializado, composto por agentes de controle, psicólogo, terapeuta ocupacional, mestre de serviço e educador físico, fazem parte do projeto.

“A atividade de restauração de roupas e chinelos danificados exige dos internos uma boa coordenação motora fina, força muscular de membros superiores, atenção e permanência para a execução da atividade”, explica o gerente laboral.

O diretor do Departamento Estadual de Administração Prisional (Deap), Leandro Antônio Soares Lima, lembra que a ideia do projeto surgiu com o objetivo de inclusão. “Eles necessitavam de uma atividade adequada, já que as oportunidades de trabalho que estão sendo implantadas na unidade exigem certa aptidão física, excluindo-os desta classificação”, sublinha.

O projeto de Ressocialização Pelo Trabalho é uma ação efetiva do Governo do  Estado visando a reinserção do reeducando no mercado de trabalho e na sociedade. Como resultado desta política de inclusão nas unidades penitenciárias catarinenses, Santa Catarina ocupa hoje o primeiro lugar entre os estados no número total de detentos que exercem atividade laboral, cerca de 43% da massa carcerária.

Informações adicionais para a imprensa
Denise Lacerda
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania – SJC
E-mail: deniselacerda@sjc.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-5810 / 99152-6934
Site: www.sjc.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support