Presidente Getúlio e Ibirama são destaques no Cadastro Ambiental Rural
Presidente Getúlio com 77 imóveis cadastrados e Ibirama com 50 foram os dois municípios que mais realizaram o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em agosto, como informa a gerente de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Edna Beltrame Gesser.
Segundo a gerente, nos outros municípios o percentual de aumento no número de cadastros realizados foi pequeno. Em Vitor Meireles foram 24 novos cadastros, Lontras 23, Witmarsum e José Boiteux 20 cadastros cada um, Em Dona Emma 12, Apiúna 9 e Presidente Nereu 6 cadastros.
No total de cadastros, Apiúna já tem 564 imóveis cadastrados, Vitor Meireles com 359, Witmarsum 349, Presidente Getúlio com 345 e Lontras com 340. Em seguida vem Ibirama com 227, José Boiteux com 158, Dona Emma com 150 e Presidente Nereu com apenas 66 imóveis rurais cadastrados.
A gerente Edna informa as vantagens para as famílias rurais que fazem o Cadastro Ambiental Rural: acesso ao Crédito Agrícola; comercialização de Cotas de Reserva Ambiental; acesso ao Programa de Regularização Ambiental; potencial Instrumento para o Planejamento do Imóvel Rural.
Nos nove municípios da SDR Ibirama de um total de 8.197 imóveis, 2.558 imóveis estão cadastrados. A gerente Edna informa que os cadastros devem ser feitos nas prefeituras da região e são gratuitos.
O objetivo do cadastro é promover a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando o planejamento ambiental, monitorando o combate ao desmatamento e a regularização ambiental.
{article Dante Bonin – SDR Ibirama}{text}{/article}