Busca ativa será o tema do segundo dia de oficina sobre Bolsa Família e Cadastro Único
As estratégias de Busca Ativa com foco na inclusão e a correta identificação de famílias serão o tema do segundo dia da oficina de gestão do Cadastro Único e do Bolsa Família do governo federal. O tema será abordado nesta quinta-feira, 13. A busca ativa é a localização, inclusão no Cadastro Único do governo federal (instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda) para o encaminhamento aos serviços da rede de proteção. O evento está sendo realizado no Hotel Cambirela, em Florianópolis, e segue até sexta, 14.
As atividades são ministradas por técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). O secretário da pasta, Jorge Teixeira, participou da abertura do evento na manhã de quarta-feira, 12. O secretário destacou a importância da oficina para aperfeiçoar o conhecimento dos técnicos que lidam diretamente com as famílias. “Precisamos cada vez mais encontrar formas para alcançar os cidadãos que não acessam os programas governamentais e estão desprotegidos”, ressaltou.
Dentre os programas que as pessoas podem ser inseridas estão o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) idoso, da pessoa com deficiência, o BPC na Escola, e programas de qualificação profissional como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), dentre outros.
Uma das coordenadoras da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc/MDS), Ana Gabriela Sambiase, afirmou que eventos como este contribuem para aperfeiçoar e fortalecer a metodologia e o acompanhamento das famílias.
A oficina está prevista em 14 estados e Santa Catarina é o primeiro a sediar o evento neste ano. A expectativa é que 100 representantes de 44 municípios catarinenses participem dos três dias de oficina. Nesta quarta, o tema é gestão do cadastro único, na quinta, o busca ativa; e na sexta, o acompanhamento das famílias que descumprem as condicionalidades do Programa Bolsa Família.
{article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{text}{/article}