Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. Bromélias e orquídeas são...

Bromélias e orquídeas são levadas para novo ambiente durante obras de esgoto em Florianópolis

A Casan realizou uma nova ação de resgate e relocação de bromélias, orquídeas e samambaias que estavam na região das obras da Estação de Tratamento de Esgoto do João Paulo, em Florianópolis. No total, foram resgatadas 58 epífitas (plantas que vivem sobre outras) e que estavam na área em que está sendo implantado o emissário de efluentes tratados da nova ETE.

As plantas que formam os chamados jardins suspensos na natureza foram retiradas de árvores que precisaram ser suprimidas para instalação de tubulações e já estão transplantadas em locais de mata remanescente, com uso de duas técnicas diferentes.

Algumas espécies foram  fixadas com sisal entre troncos e galhos em posição semelhante a que estavam antes do resgate. Outras passaram pela transposição de parte de galhos e troncos, com preservação de raízes. Durante um ano as plantas terão seu desenvolvimento acompanhado.

As ações de preservação de flora são condicionantes para a autorização de corte de vegetação emitida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). O trabalho integra o processo de licenciamento ambiental da ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário Monte Verde-Saco Grande, que vai atender os bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui.

Novos jardins suspensos

A primeira ação desse tipo relacionada às obras do Sistema de Esgotamento Sanitário Monte Verde – Saco Grande foram realizadas em fevereiro de 2021, quando iniciadas as obras de construção da ETE João Paulo. Quase 200 plantas epífitas, pertencentes a 13 espécies, passaram pelo processo resgate e realocação.

Os exemplares foram monitorados durante 12 meses e, ao fim desse período foi registrada uma taxa de mortalidade de apenas 20% .

O resultado é considerado positivo em comparação com a média registrada neste tipo de  ação. De acordo com a equipe executora do trabalho de conservação da fauna, o sucesso do programa pode estar relacionado ao método principal de transplante, que utiliza a transposição de galhos ou pedaços inteiros de troncos que originalmente abrigavam as epífitas (tecnicamente chamada de forófito amarrado). A técnica minimiza o impacto nas raízes e favorece o desenvolvimento das plantas.

SES Saco Grande/João Paulo

A implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) está em andamento com a construção da ETE João Paulo e o assentamento de redes coletoras nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande. Os bairros Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui também serão beneficiados com a infraestrutura, possibilitando o início de operação das redes de coleta de esgoto já instaladas na região. A implantação do SES tem investimento de mais de R$ 110 milhões, com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support