Braço do Norte terá sistema de esgotamento sanitário
O secretário de Desenvolvimento Regional, Roberto Kuerten Marcelino, o prefeito de Braço do Norte, Ademir da Silva Matos, o diretor administrativo da Casan, Arnaldo Venício de Souza, e o diretor-presidente da Empresa, engenheiro Valter Gallina, assinaram nesta segunda-feira, 4, ordem de serviço para implantação da primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário do município, localizado no Sul do Estado.
Orçadas em R$ 14 milhões e 58 mil, as obras contempladas no Programa de Saneamento de Cidades de Médio Porte de Santa Catarina têm recursos assegurados no contrato de financiamento firmado com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Com prazo de execução de 24 meses, o projeto prevê a implantação de 36,8 quilômetros de rede coletora, 2.230 ligações domiciliares e duas estações elevatórias de esgoto, beneficiando 10.263 moradores. Com as obras a cidade de Braço do Norte chegará a aproximadamente 50% de cobertura com coleta e tratamento de esgotos na área urbana.
“É um momento de grande importância para toda a comunidade e também para a Casan”, destacou o diretor administrativo da Casan, Arnaldo Venício de Souza. Salientando a importância do saneamento para a saúde pública, o diretor-presidente da Casan, Valter Gallina, fez um apelo à população para que tenha paciência e compreensão durante a execução das obras. “Vamos acompanhar as obras e buscaremos minimizar os problemas, mas é inevitável que alguns transtornos sejam provocados pelas redes coletoras que vão passar em frente às residências, em frente ao comércio”, lembrou o diretor-presidente, ressaltando também a importância do saneamento para o desenvolvimento da cidade.
Saneamento em Cidades de Médio Porte
O Programa faz parte de um projeto global de expansão da cobertura da rede de coleta e tratamento de esgoto sanitário no Estado, prevendo investimento total da ordem de R$ 1,5 bilhão nos próximos três anos. O planejamento inclui outros programas e financiamentos internacionais já assinados, recursos nacionais obtidos junto ao Governo Federal e recursos próprios. Com os investimentos, a cobertura de esgotamento sanitário nos municípios atendidos pela CASAN vai passar de 18% para 47% nos próximos três anos.
{article Chênia Cenci – SDR Braço do Norte}{text}{/article}