Bombeiros recebem em Xanxerê certificado internacional em busca com cães
A Organização Internacional de Cães de Resgate (IRO) entregou nesta quinta–feira, 10, a Certificação Internacional de Binômios (bombeiros e cães) da primeira avaliação realizada no Centro de Referência em Desastres Urbanos do Corpo de Bombeiros de Xanxerê. Foram três dias de provas realizadas pelo juiz credenciado pela IRO, Pavel Sabacky, da República Tcheca, que reuniram homens e animais do Espírito Santo e Santa Catarina.
Foto: Corpo de Bombeiros de Xanxerê. Mais imagens aqui
Com a melhor pontuação, o bombeiro militar Moisés Kluska, da equipe do cão Brasil de Xanxerê, ressaltou a importância desta etapa. A dupla garantiu a primeira certificação em 2007, sendo o primeiro cão brasileiro classificado. Desde então, foram 80 ocorrências de sucesso já realizadas pela dupla em todo país.
“Com este certificado, a equipe de Xanxerê está orgulhosa e preparada para em 2015 participar do teste de missão real onde habilita o binômio a trabalhar em grandes catástrofes internacionais”, explicou o bombeiro Kluska.
O comandante da corporação de Xanxerê, Walter Parizotto, ressaltou a importância do treinamento para esta certificação salientando que não seria possível conseguir sem ter ao menos mil horas de treinamento entre o homem e o cão. “Atingimos um nível técnico excelente em atividade com cães no estado de Santa Catarina. Hoje todos os nossos binômios têm certificação internacional”, finalizou o Parizotto.
Ana Elise Zogheib
Secretaria de Estado de Des Reg Xanxerê
E-mail: sdr-xanxere@xxe.sdr.sc.gov.br
Telefone: (49) 3382-2000