Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Corpo de Bombeiros monta...

Corpo de Bombeiros monta Sala de Operações em Rio do Sul para atender vítimas das cheias


Fotos: Bombeiros/SC

Em virtude do aumento de pontos de alagamentos em Rio do Sul e cidades vizinhas para facilitar o atendimento à população atingida pelas chuvas dos últimos dias, o Corpo de Bombeiros Militar montou uma Sala de Comando de Operações no Colégio Dom Bosco, no Centro de Rio do Sul. De lá, acontecem o acionamento das viaturas para socorro e transporte de vítimas. A sala de situação foi montada no colégio em virtude da água já atingir a sede da 1° Companhia de Bombeiros da cidade e impedir a entrada e saída de viaturas.

>>> Galeria de foto das cidades prejudicadas pelas chuvas

Apesar disso, o recebimento de chamadas via Central Operacional 193, continua sendo no quartel de Rio do Sul, já que o Cobom está situado no segundo andar da edificação. O Corpo de Bombeiros Militar trabalha em contato estreito com a Defesa Civil do Estado e do município para agilizar o encaminhamento de socorro especializado em caso de necessidade.

A Força-Tarefa 09, equipe formada por bombeiros capacitados e treinados para socorro a vítimas em caso de desastres ambientais, foi deslocada de Canoinhas para apoio às equipes de bombeiros que atuam em Rio do Sul. O Helicóptero Arcanjo 03, sediado em Blumenau, também deslocou para uma base no Alto Vale em apoio às operações de resgate e transporte de pessoas atingidas pelas cheias.

Até o momento, Rio do Sul é a cidade mais afetada, pois está recebendo todo o volume de água dos municípios de Ituporanga, Agrolândia e Trombudo Central. Todas as comportas da barragem de Ituporanga estão fechadas, mas não são suficientes para conter o volume de água. A barragem está vertendo com mais de 1,5m de água acima da comporta. O nível do Rio Itajaí Açú, às 16h desta tarde, era de 10,16m, com cota de situação de enchente de 11m. Até o momento, os bairros mais afetados são Centro, Fundo, Canoas, Jardim América e Bela Aliança, em que há várias casas alagadas e famílias deslocadas para abrigos ou casas de parentes.

Além das equipes de bombeiros que atuam em apoio às ações de Defesa Civil de Rio do Sul, e, principalmente, na remoção de famílias de áreas atingidas, a partir da Sala de Comando, as operações estão sendo administradas pelo comandante da 2° Região de Bombeiro Militar, coronel João Valério Borges, pelo comandante do 5° Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Ariovaldo da Silva Pacheco e 2° tenente Rubens José Babel Junior.

Situação de cidades vizinhas

Em Ituporanga, há pontos de alagamento em partes mais baixas e no interior do município. O rio que corta o centro da cidade está com 2,55 metros, sendo que atingiu seu pico às 5h da manhã desta segunda, com 2,95 metros. Na região central da cidade, o rio sai da calha com 3,20 metros e, só então, são registrados pontos de alagamento na avenida central.

Recentemente, a capacidade de retenção de água na barragem de Ituporanga foi aumentada com a construção de uma sobrelevação de dois metros. A capacidade de reter água passou de 93 milhões de metros cúbicos para 110 milhões de metros cúbicos, aumento de 18%.

Em Agrolândia, além de áreas alagadas, uma ponte também foi danificada pelo excesso de água.

Já em Blumenau, a previsão também é de cheias, pois a água do Rio Itajaí Açu desce para o Vale. A previsão é que às 17h desta segunda o nível do rio atinja 8m em Blumenau, quando se iniciam os alagamentos nas ruas mais baixas.

O Corpo de Bombeiros Militar mantém várias equipes de sobreaviso e em alerta em todo Estado para serem acionadas em caso de necessidade.

Informações adicionais para a imprensa
Krislei Oechsler
Assessoria de Imprensa 
Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina – CBMSC
E-mail: ccs@cbm.sc.gov.br
Fone: (48) 3251-9614 / 98843-4427
Site: www.cbm.sc.gov.br