Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Bombeiros
  4. /
  5. Bombeiros militares resgatam 118...

Bombeiros militares resgatam 118 pessoas em Tubarão durante sábado de muita chuva na região

Foto: Divulgação / CBMSC

Uma das regiões mais afetadas pelas chuvas neste sábado, 7, foi a da cidade de Tubarão, no Sul do estado. Os militares receberam 38 chamados durante todo o dia e resgataram aproximadamente 118 pessoas entre às 8h e às 23h. O município é de responsabilidade do 8° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e inclui os 18 municípios da Associação de Municípios Região de Laguna, além de Garopaba, Lauro Müller e Orleans.

O subcomandante major Marques explicou que as chuvas se acumulam na região mais alta e depois o volume acumulado desce para Tubarão, onde fica represado. “Houve muitos chamados na parte da tarde. Porque houve muita chuva durante a madrugada e manhã do sábado. Como a gente tem um desnível bastante acentuado da serra até aqui e de Tubarão pra Laguna a gente tem um desnível de só 9 metros, o tempo de retenção desse volume aqui em Tubarão é muito grande. Então acaba ocasionando muitos pontos de alagamento e a gente também teve muita inundação em alguns pontos ribeirinhos onde o rio extravasou da calha”, esclareceu o major.

Dentro do trabalho do Governo de Santa Catarina de antecipar os impactos causados pelas chuvas, desde a semana passada o efetivo do 8° Batalhão foi reforçado. Estão de prontidão quatro equipes de força tarefa com caminhonete e botes inflável e a motor, além de quatro homens por guarnição. E outra equipe do mesmo porte foi deslocada para a cidade de Braço do Norte. Além disso a Defesa Civil e a prefeitura organizaram espaços de abrigo em hotéis, igrejas evangélicas e na Catedral Metropolitana de Tubarão.

Foto: Roberto Zacarias / Secom
Avatar
Escrito por:

CBMSC | Imprensa

Centro de Comunicação Social Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (48) 9 8843-4427 | (48) 3665-8695

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support