Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Bombeiros
  4. /
  5. Bombeiros militares recebem moção...

Bombeiros militares recebem moção de aplausos da Câmara Municipal de Florianópolis

Os bombeiros militares sargento Fernando Acácio de Aguiar, cabo Pedro Antônio da Silveira Júnior e Cabo Jean Renato Vieira, integrantes do Grupamento de Busca e Salvamento – GBS do 1ª Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), em Florianópolis, receberam o reconhecimento da Câmara Municipal de Florianópolis por uma ocorrência atendida no dia 15 de janeiro em Santo Amaro da Imperatriz.

Proposta pelo vereador João Luiz, a moção de aplauso é resultado do reconhecimento da Câmara de Vereadores de Florianópolis pelo resgate de 10 turistas ilhados na região conhecida como Cachoeira do Salto do Rio Vermelho.

O grupo foi surpreendido pelo fenômeno chamado de cabeça d’água, quando há o aumento rápido e repentino do nível da água devido a chuva nas cabeceiras ou nos trechos mais altos do percurso. A operação durou cerca de 13 horas, exigiu conhecimento nas áreas de Busca e Resgate em inundações e enxurradas, busca terrestre, salvamento em altura e sobrevivência na mata. Além disso, a situação apresentava risco, com acesso acidentado, grande volume de água rio abaixo, bem como quedas de nível significativas (cachoeira) no entorno do local do resgate.

A ocorrência

Na noite de 15 de janeiro, domingo, por volta das 20 horas, a equipe do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Florianópolis, foi acionada para uma ocorrência envolvendo 10 pessoas ilhadas em uma cachoeira na cidade de Santo Amaro da Imperatriz. Eram dez turistas, incluindo crianças, que ficaram ilhados após o fenômeno conhecido como cabeça d’água.

A equipe do GBS resgatou inicialmente cinco das vítimas, levando-as para um local seguro. Na sequência os bombeiros realizaram uma trilha por cerca de uma hora até o local em que as outras cinco vítimas estavam.

Por conta da dificuldade do acesso, com três quedas de água no caminho, a localização das vítimas foi alcançada por volta da meia-noite de segunda, 16 de janeiro. Mas elas estavam na outra margem e como era necessário atravessar o rio, com forte correnteza e nível da água com dois metros acima do normal, a equipe de plantão realizou contato verbal com as vítimas e orientou que aguardassem o amanhecer para o resgate. Os bombeiros permaneceram na mata durante toda a madrugada, monitorando as condições de segurança e o estado das vítimas e ao amanhecer efetuaram o resgate.

Nesta segunda etapa foram usadas técnicas de salvamento em altura, além de resgate em águas rápidas para a garantia da segurança das vítimas, tendo em vista a complexidade e o alto risco da cena. Todas as vítimas foram resgatadas com vida, sem ferimentos e por volta das 9h do dia 16 de janeiro, segunda, a ocorrência foi finalizada. A ocorrência também contou com apoio de bombeiros do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em São José.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support