Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Bombeiros militares firmam convênio...

Bombeiros militares firmam convênio com ANP para fiscalizar revendas de Gás Liquefeito de Petróleo em SC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) vai intensificar as fiscalizações das revendas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em todo o Estado. A iniciativa é resultado do novo convênio firmado entre a instituição e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), visando o aumento da segurança contra acidentes nestes ambientes em municípios catarinenses.

A partir desta segunda-feira, 24, 39 bombeiros militares estão reunidos em Florianópolis com técnicos da ANP para uma capacitação específica, ministrada por representantes do órgão federal, voltada para a padronização dos procedimentos de vistoria e fiscalização a este tipo de edificação.

Até o término da vigência do convênio, no final de 2015, estima-se que pelo menos 4 mil vistorias a revendas de GLP sejam realizadas pelos militares em todo o Estado. Em Santa Catarina, as revendas de GLP devem seguir o que estabelecem a legislação própria da ANP e, ainda, obedecer as Normas de Segurança Contra Incêndio (NSCI) do CBMSC.

A partir do treinamento, os bombeiros militares terão melhores condições de realizarem as inspeções e aplicarem sanções administrativas (advertência, multa ou interdição) nos casos em que forem encontradas inconformidades com a legislação pertinente.

Segundo convênio

Este é o segundo convênio firmado entre o CBMSC e a ANP para garantia da segurança contra incêndio das revendas de gás no Estado. Entre 2010 e 2012, houve o primeiro acordo de cooperação técnica entre as instituições que, como o atual, também buscava inibir o funcionamento de revendas clandestinas de GLP.

Na época, apenas 800 estabelecimentos de revenda de gás liquefeito de petróleo mantinham registro junto à ANP em Santa Catarina, com estrutura adequada e os devidos alvarás do Corpo de Bombeiros Militar, prefeituras, contratos sociais e isenção estadual.

Nos dois anos de fiscalização, foram identificadas 594 revendas irregulares, com depósitos clandestinos funcionando em residências (casas, garagens etc). A partir da atuação conjunta dos bombeiros militares e fiscais federais, um número considerável de edificações onde funcionavam revendas de GLP foram regularizadas e, assim, a segurança da população foi reforçada.

Conforme o último relatório, o número de revendas de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) regularizados no Estado atingiu 3,3 mil em 2013. Acredita-se que o aumento considerável do número de estabelecimentos regularizados a partir de 2010 tenha relação direta com o trabalho conjunto entre as instituições.

Apoio federal

Além de proporcionar treinamento técnico especializado aos militares, a parceria com a ANP envolve o repasse de recursos para a modernização das Seções de Atividades Técnicas (SAT) – responsáveis pelos serviços de análises de projetos e vistorias visando o cumprimento das Normas de Segurança Contra Incêndio (NSCI) estaduais – do CBMSC.

Para 2014, está previsto o repasse de quase R$ 1 milhão em investimentos da ANP ao Corpo de Bombeiros Militar para a compra de viatura e equipamentos específicos para as inspeções dos locais de revenda de GLP, como luxímetros (aferição da incidência da luz), pitômeros e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para uso dos militares.

Felipe Rosa – Soldado BM
Centro de Comunicação Social – CBMSC
Endereço: Rua Almirante Lamego, Nº 381, Florianópolis-SC
Fone: (48) 3251-9614 / 8843-4150 / 8843-4427
E-mail: ccs@cbm.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support