Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Bombeiros e Defesa Civil...

Bombeiros e Defesa Civil de Itapiranga acompanham situação do Rio Uruguai

]
Foto: Vandro Welter / ADR Itapiranga

Em virtude dos altos volumes de chuva registrados no estado nas últimas 72 horas e da previsão de continuidade das chuvas para os próximos dias, há risco de inundações provocadas pela cheia do Rio Uruguai, em Itapiranga. Na tarde de terça-feira, 30, o secretário executivo da ADR, Claudir Larentis, visitou o comandante do Corpo de Bombeiros, André Rauber, para colocar a estrutura do Estado à disposição para eventuais necessidades. Às 18h de terça-feira o nível do rio alcançava 7,66 metros, tendendo a elevação.

Conforme o comandante dos Bombeiros, a medição do nível do rio ocorre de hora em hora desde o domingo, 28. Rauber informa que a corporação igualmente acompanha a vazão das hidrelétricas da Foz do Rio Chapecó e de Itá. Segundo o comandante, a inundação de casas ocorre a partir do momento em que o nível do rio fosse atingir 9 metros. De acordo com ele, se a chuva persistir nas próximas horas, a intenção é realizar uma reunião com a Defesa Civil e autoridades e formar uma sala de situação para monitorar eventuais ocorrências.    

“O momento é de alerta à população. Já entramos em contato com o Batalhão dos Bombeiros de São Miguel do Oeste e o próprio Exército para auxiliar, caso for necessário”.  

A elevação do nível do Rio Uruguai também pode afetar a mobilidade das pessoas da região. A orientação, no momento, é de que a travessia do Rio Uruguai por meio de balsa prossiga normal, até segunda ordem. A travessia na ponte sobre o Rio Macaco Branco, em Laranjeira, fica comprometida quando o nível atingir 9,5 metros. Já a ponte próxima ao colégio, na comunidade de Sede Capela, fica interrompida caso o rio alcançar 8,45 metros.     

Outro alerta dos Bombeiros e da Defesa Civil é de que deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione o Corpo de Bombeiros pelo 193. 

{article Vandro Luís Welter – SDR Itapiranga}[text]{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support