Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Bombeiros de Lages treinam...

Bombeiros de Lages treinam cachorro para localizar vítimas desaparecidas

barney 20161004 1750406027

Ele ainda é um filhote de apenas 11 meses, mas já está sendo preparado para um trabalho restrito a profissionais devidamente capacitados. Barney, um labrador dócil e brincalhão, é a nova ferramenta do Corpo de Bombeiros de Lages para garantir ainda mais segurança e conforto à população da Serra Catarinense.

 

O filhote chegou a Lages em janeiro deste ano para uma intensa programação de treinamentos. Ele foi criado no Centro de Referências em Desastres Urbanos (CRDU), estrutura inaugurada em 2013 em Xanxerê, no Oeste, e que é a única do Brasil a treinar militares para salvamento em deslizamentos de terra e a primeira do Estado para capacitações na área de desastres naturais urbanos.

Em Lages, Barney é conduzido pelo soldado Luciano Warth Rangel, que possui três certificações, sendo uma nacional e duas internacionais, para trabalhar com cães. Os treinamentos ocorrem em diversos lugares, como obras urbanas e ambientes rurais, para simular diferentes situações de busca e resgate a pessoas, vivas ou mortas, perdidas na mata ou vítimas de soterramentos, desabamentos e afogamentos.

barney 20161004 1086750089Essências de canela, lavanda e eucalipto são utilizadas para ativar os nervos olfatório e trigêmeo do cão, o que estimula o animal a identificar o cheiro do ser humano. Os treinos são intensos e duram, em média, três horas por dia.

Nas próximas semanas, até o helicóptero Águia 4, da Polícia Militar de Lages, deverá ser utilizado para capacitar Barney a atuar em ocorrências com a aeronave.

Barney será submetido a rigoroso teste com padrões da ONU antes da iniciar a carreira

Em abril do próximo ano, Barney será submetido em Xanxerê a rigorosos testes da Organização Internacional dos Cães de Resgate, que segue os padrões estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

E se aprovado, será incorporado oficialmente ao Corpo de Bombeiros de Lages, ficando à disposição para atuar nas graves ocorrências em que seja necessário encontrar rapidamente vítimas em locais desconhecidos ou de difícil acesso.

barney 20161004 1743504101“O cachorro tem muito mais células olfativas que o ser humano, por isso um único cão equivale a nove homens em uma área de busca. Recentemente, tivemos uma vítima em um cânion na região, e o cão começou a dar sinais a um quilômetro de distância do local onde estava o corpo. Ele identificou exatamente o ponto da queda, e o cadáver foi encontrado 130 metros abaixo”, diz o soldado Luciano Rangel.

“A Serra Catarinense é muito extensa geograficamente, e por ser uma região turística com matas e cânions, precisamos fazer buscas por desaparecidos. Também temos muitos rios, tanto que o nosso batalhão é o que mais registra mortes por afogamento em água doce. Esse trabalho com o cão será muito importante para salvarmos as vítimas com vida e, em casos de óbito, para que as famílias possam sepultar os corpos dos seus entes queridos”, conclui o tenente Ivonilson Varela Duarte, do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Lages.

Informações adicionais para a imprensa
Pablo Gomes
Assessoria de imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Lages
E-mail: imprensa.sdrlages@gmail.com
Telefone: (49) 3289-6210 / (49) 9926-6775
Site: www.adrs.sc.gov.br/adrlages

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support