Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. BOLETIM – Transformação da...

BOLETIM – Transformação da área do Complexo Penal de Florianópolis em espaço cultural é aprovada por moradores, mostra escuta Social Ativa

Quase 87% das pessoas que participaram da consulta popular pela internet sobre o que fazer com a área do Complexo Penal em Florianópolis acreditam que a transformação do local em um espaço de cultura e lazer trará benefícios para a cidade.

O formulário ficou 10 dias disponível para a participação popular e faz parte da segunda segunda fase do projeto Cidade da Cultura, já anunciado pelo governador Jorginho Mello, que vai desativar o Complexo Penal até o fim de 2026.

A ideia é transformar o lugar em um espaço multifuncional dedicado à cultura, com equipamentos de lazer.

A escuta social também apontou que 70% dos participantes concordam ou não discordam que a Cidade da Cultura seja economicamente autossuficiente, com espaços para atividades comerciais e geradores de receita, como cafés e restaurantes.

Além disso, a população também deseja ver no local shows, apresentações musicais, festivais culturais, indo ao encontro da finalidade da proposta.

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, apesar da etapa de escuta social não ser obrigatória, o Estado entendeu ser importante para conhecer os anseios da população para aquela área.

Os próximos passos do projeto preveem as fases de sondagem de mercado, lançamento de chamamento público de consultorias interessadas em desenvolver os estudos técnicos para viabilizar a concessão, além de audiência pública, consulta pública e análise pelo Tribunal de Contas do Estado.

A ideia é que a área com cerca de 173 mil metros quadrados estabeleça uma sinergia entre as atividades culturais já desenvolvidas no Centro Integrado de Cultura (CIC), fortalecendo o ecossistema cultural e também a vocação turística da Capital.

Repórter: Marcos Lampert