BOLETIM – Serra catarinense vai contar com estação de monitoramento da qualidade do ar operada pelo IMA
A rede estadual de monitoramento da qualidade do ar operada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina terá mais uma estação automática de monitoramento.
A estrutura será instalada no município de Otacílio Costa, na Serra catarinense, e vai ser a primeira estação de monitoramento da qualidade do ar na região.
A expectativa é que ela seja instalada no Horto Municipal, já que a disponibilização do local e da estrutura caberá à Prefeitura do município.
Esta será a quinta estação de monitoramento de qualidade do ar no estado.
O gerente de Resíduos e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva, ressalta a relevância social das estruturas e projeta novas estações pelo estado:
SONORA
O investimento previsto é de R$ 1 milhão e será feito por uma empresa, como parte de uma medida de compensação ambiental acordada com o IMA, que ficará responsável pela manutenção e operação técnica da estação de monitoramento.
As seis restantes já têm os recursos garantidos e estão em fase de aquisição dos equipamentos. Elas deverão ser instaladas em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul e Joinville.
A expectativa dos técnicos do IMA é cobrir 10 regiões metropolitanas e cerca de 54% da população catarinense.
Repórter: Marcos Lampert