Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Meio Ambiente
  4. /
  5. Boletim Hidrometeorológico do primeiro...

Boletim Hidrometeorológico do primeiro trimestre reforça uso racional de recursos hídricos

O Governo de Santa Catarina divulgou o Boletim Hidrometeorológico Integrado da análise do primeiro trimestre de 2024. No período, não houve falta de chuva que caracterize estiagem com impactos de restrição de usos da água. No entanto, o documento reforça os cuidados do uso racional de água e recursos hídricos devido a uma previsão de déficit hídrico nas cinco regiões do estado para os próximos meses.

Em março, o volume de chuvas, ficou acima da média climatológica no Extremo Oeste e Oeste catarinense, e um pouco abaixo da média na região Centro-Leste. Essa condição manteve a umidade do solo e os cursos de água, reservatórios e mananciais com bons níveis para o atendimento dos usos dos recursos hídricos, como a agricultura, criação animal, indústria e abastecimento das populações urbanas e rurais.

Diferentemente dos meses anteriores, o Índice Integrado de Seca de março registrou 40% dos municípios do estado em situação de seca fraca, nas regiões Centro e Leste catarinense, como resposta à irregularidade da chuva ao longo do período. Confira no mapa abaixo.

Os municípios de Rio do Sul, Aurora, Guabiruba, Guaruva, Ituporanga, Governador Celso Ramos e Itapoá tiveram dificuldades para manter o abastecimento devido à qualidade da água, dificultando seu tratamento.

Uso racional e consciente de recursos hídricos

O boletim sinaliza que, embora a situação atual esteja próxima a normal climatológica, é necessário manter a atenção, pois as previsões mostram uma tendência de déficit hídrico nas cinco regiões analisadas, no fim do primeiro semestre. “É importante que a população e entidades no geral sigam as medidas de mitigação para preservar nossas redes de abastecimento , assim como o uso racional e consciente de recursos hídricos”, diz o gerente de Saneamento e Gestão de Recursos Hídricos, da Semae, Vinicius Tavares Constante.

:: O documento completo

Sobre o Boletim Hidrometeorológico

O Boletim Hidrometeorológicoé uma publicação online periódica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) e da Defesa Civil, em parceria com as agências reguladoras de saneamento básico.

O documento apresenta as condições hidrológicas dos rios de Santa Catarina e avalia os impactos nos usos de recursos hídricos, especialmente no abastecimento urbano para todos os municípios do Estado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support