BOLETIM – Estado amplia em mais de 53% pesquisas oncológicas e planeja novos estudos
O Governo do Estado ampliou em mais de 53% a quantidade de pesquisas clínicas de novas tecnologias no tratamento de doenças em 2024, na comparação com o ano anterior.
No Dia Internacional da Pesquisa Clínica, o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) é destaque com resultados expressivos.
Atualmente, o CEPON possui 20 estudos abertos para inclusão de pacientes e prepara o lançamento de outros três, previstos até o fim de 2025.
Os estudos garantem aos pacientes acesso a terapias inovadoras e colocam a unidade como referência na pesquisa oncológica no Brasil.
O pesquisador do CEPON Dr. Fabrício Grando explica como funciona o processo dos estudos de novos medicamentos:
SONORA
Entre as ações de destaque, em 2023, o CEPON foi o primeiro centro no Brasil a incluir um paciente em um estudo sobre uma doença rara, a microangiopatia trombótica após transplante de células-tronco.
Além disso, liderou a inclusão de pacientes em dois estudos internacionais sobre câncer de pulmão, sendo o centro com maior número de participantes na América Latina em um deles.
A instituição também se destacou como Centro Coordenador em sete estudos, assumindo a responsabilidade pela submissão dos protocolos de pesquisa ao sistema CEP/CONEP no Brasil, o que permitiu ao CEPON iniciar o recrutamento de participantes antes de outros centros do país.
Repórter: Marcos Lampert