Boletim Agropecuário de março mostra aumento de preços pagos aos produtores de grãos em SC
Descrição do áudio:
Houve aumento dos preços pagos aos produtores catarinenses de arroz, feijão, soja, milho e trigo de Santa Catarina. A boa notícia está no Boletim Agropecuário de março, elaborado mensalmente pela Epagri/Cepa, com a análise econômica das principais cadeias produtivas do agronegócio do estado.
O documento registra, ainda, que as colheitas de cebola e alho, já encerradas, também tiveram aumento em relação à safra passada. Também houve um aumento expressivo nas exportações de banana, tendo Santa Catarina respondido por 40% do valor. Teve, ainda, bom desempenho na safra catarinense de arroz, valorização dos preços pagos ao produtor de feijão e maior valor nominal da saca da soja já registrado na série histórica, de R$ 200.
Em relação ao milho, a redução da primeira safra no Sul do Brasil por causa da estiagem e os baixos estoques internacionais contribuíram para o aumento dos preços pagos aos produtores. Sobre o trigo, a perspectiva global da safra 2021/22 para este mês é de maior produção, redução do comércio e consumo e estoques finais maiores.
Já a safra 2021/22 de cebola no estado cresceu 27% em relação ao ciclo anterior. Os preços pagos ao produtor estão acima do custo médio estimado, de R$ 1,57 o quilo. Com a colheita de alho encerrada em Santa Catarina, a Epagri/Cepa constatou aumento de 22,13% na produtividade média em relação à safra anterior.
O Boletim Agropecuário também traz informações o preço de bovinos, suínos, frango e leite, com análise do impacto do conflito entre Rússia e Ucrânia sobre os produtos catarinenses. O documento está disponível no site www.epagri.sc.gov.br
Duração: 1 min 53 seg
Apresentação: Fabiana de Liz
Técnica: Fabiana de Liz
Produção: Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com