Boletim Agropecuário de abril traz recuperação na produção de milho e banana e incremento nas exportações em SC
A safra 2022/23 de milho em Santa Catarina tem previsão de ser satisfatória, após dois anos de frustração por causa da estiagem. A soja mantém a expectativa de ótima colheita no Estado e os produtores catarinenses de trigo estão estimulados para o próximo ciclo agrícola.
A produção catarinense de banana se recuperou, retomando patamares de 2019, enquanto os preços seguem em elevação. As exportações em alta são de arroz, frango e suíno.
O Feijão teve a primeira safra marcada por atraso no plantio, por conta do clima, o que resultou na troca do feijão por outra cultura de verão. Já a safra de soja tem previsão de ser a maior da série histórica levantada pela Epagri.
Santa Catarina se mantém como o maior produtor de cebola do país e o mercado de lácteos deu sinais de recuperação entre a segunda quinzena de março e os primeiros dias de abril, o que se refletiu nos preços aos produtores.
Estas e outras análises estão no Boletim Agropecuário de abril, documento mensal em que os técnicos da Epagri apresentam uma análise econômica da agropecuária catarinense.
O Boletim está disponível no site cepa.epagri.sc.gov.br
Repórter:Pâmella Andressa