BOLETIM – Ações da Saúde de Santa Catarina para expandir serviços especializados é destaque em congresso no Ceará
As ações do Governo do Estado para expandir os serviços de saúde especializados pelo estado foram destaque durante a 22ª edição do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), em Fortaleza.
As medidas que possibilitaram a realização de mais de 800 mil cirurgias eletivas e emergenciais, além de outros avanços importantes desde o ano de 2023, foram apresentadas pelo secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, durante sua palestra.
O evento está reunindo gestores e profissionais para debater Saúde Pública na Era Digital, entre os dias 22 e 25 de março.
De acordo com o secretário, os números expressivos são reflexo da reestruturação de toda a rede hospitalar de Santa Catarina, inclusive os hospitais próprios.
Além de obras essenciais e investimentos, os programas como a Política de Valorização dos Hospitais permitiu um aporte de R$ 683 milhões no ano passado.
Com a Tabela Catarinense, foi possível aumentar os valores de mais de 900 procedimentos cirúrgicos eletivos da tabela SUS, incluindo alta complexidade.
O secretário Diogo Demarchi também ressaltou uma iniciativa pioneira de Santa Catarina, que são as habitações estaduais que agilizam a realização dos procedimentos, além do investimento de 15,8% do orçamento estadual para ações na Saúde em 2024, valor acima do mínimo de 12% exigido pela Constituição.
No combate à dengue, o Governo do Estado também inovou com a compra e distribuição de 800 equipamentos para determinação de hematócrito, no valor de R$ 7,9 milhões, a municípios de todas as regiões.
Repórter: Marcos Lampert