Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Esportes
  4. /
  5. Blumenau e Criciúma vencem...

Blumenau e Criciúma vencem etapas Leste-Norte e Sul da Olesc

Sábado (6) foi o dia de definição dos últimos campeões da etapa Leste-Norte, em Pomerode, e Sul, em São Ludgero, dos Jogos da Juventude Catarinense, a Olesc. No âmbito geral da competição, que começou dia 2, Blumenau foi campeão geral em Pomerode com 50 pontos. Foi campeão no futsal masculino e vice no basquete e vôlei, ambos no masculino e feminino. Em segundo lugar, ficou São Bento do Sul com 44 pontos, seguido de Itajaí, em terceiro, com 33 pontos.  Já Criciúma foi campeã geral em São Ludgero com 67 pontos. Venceu o futsal, handebol e vôlei no masculino e feminino. Na segunda colocação, ficou São José, com 42 pontos, e em terceiro, Florianópolis, com 34.

Em Pomerode e São Ludgero, 1,8 mil jovens, entre 13 e 16 anos, disputaram as modalidades de futsal, basquete, handebol e vôlei. Os três primeiros colocados de cada modalidade garantiram vaga à etapa estadual da competição, que será de 31 de agosto a 9 de setembro, em Caçador. A Olesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina, com realização da Fesporte e apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) e prefeituras das cidades-sede das etapas.

 Após as etapas Leste-Norte e Sul, a Olesc chegará a Chapecó (etapa Oeste, de 15 a 21/7) e Rio do Sul (Centro-Oeste, 21 a 25/7), fechando assim as quatro regionais inseridas na programação da competição antes da etapa estadual, em Caçador.

No último dia de competição neste sábado, em Pomerode, no basquete só deu São Bento do Sul que foi campeão no masculino e feminino sobre Blumenau. Entre os homens, a vitória foi  de 43 a 38 e entre as mulheres 32 a 7.

No futsal masculino, Blumenau aplicou uma goleada de 7 a 2 para cima de Camboriú, conquistando o título da modalidade, enquanto que as meninas de Itajaí passaram com mais dificuldade na final contra Joinville: 2 a 1.

O mesmo equilíbrio foi observado no título de Balneário Camboriú no handebol masculino: 25 a 21 sobre Itajaí. O município também levou o troféu de campeão entre as mulheres ao passar por Jaraguá do Sul: 19 a 11 na final.

A medalha de ouro do vôlei masculino foi definida no clássico entre Blumenau e Joinville, com os joinvilenses construindo um placar de 3 a 0 sobre Blumenau, com parciais de 25/23, 25/21 e 25/15. No feminino, a conquista ficou com Nova Trento, com os 3 a 0 diante do Blumenau com parciais de 25/14, 25/21 e 25/21. 

Festa dos campeões em São Ludgero

Na etapa Sul da Olesc, em São Ludgero, o sábado foi também de definição de campeões. No futsal masculino, a alegria pelo título de campeão ficou com os meninos de Criciúma, que bateram Tubarão por 2 a 1 na final. A mesma alegria sentiram as meninas de Criciúma: 4 a 2 na final contra Tubarão.

Na decisão do handebol masculino, o troféu de campeão foi erguido no pódio pelos rapazes de Florianópolis: 25 a 19 no confronto com Laguna. Entre as mulheres, o primeiro lugar ficou com São José, após vencer na final também as lagunenses por  23 a 18.

O município de Palhoça bem que tentou, mas não foi páreo para São José na final do vôlei masculino. Os josefenses construíram um placar de 3 a 0 e levantaram o troféu de campeão com parciais de 25/15, 25/11 e 25/15. As meninas de Criciúma, por sua vez, fizeram bonito na final contra São Lugero: 3 a 0 com parciais de 25/15, 25/11 e 25/15.

Para o técnico da equipe de basquete de Criciúma, Fernando Daniel Gomes, competições como a Olesc “são essenciais, pois para muitos destes atletas é o primeiro contato com esse ambiente. E, nesses casos, é muito importante incentivá-los a todo instante”.

Para Osvaldo Junklaus, da Fesporte e um dos que auxiliam na organização da Olesc, o evento é importante pois, segundo ele, “ajuda a preparar o jovem para as disputas futuras dos Jogos Abertos de Santa Catarina”.

Informações adicionais:

 Antonio Prado

 (48) 3665-6126

 (48) 9696-3045

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support