Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Biocarvão na agricultura: pesquisa...

Biocarvão na agricultura: pesquisa da Epagri revela benefícios para a produção de cebola

Resíduos das indústrias de carvão vegetal podem ser grandes aliados dos produtores de cebola para melhorar a qualidade do solo e a produtividade da cultura.

É isso que apontam duas pesquisas com biocarvão na agricultura desenvolvidas pela Epagri na Estação Experimental de Ituporanga.

O uso deste resíduo, além de trazer benefícios para o solo e as plantas, contribui para diminuir o passivo ambiental da atividade das carvoarias.

O biocarvão é um material de baixo custo – vendido a cerca de R$1 o quilo em indústrias de Santa Catarina.

Na fabricação do carvão usado para fazer churrasco, um resíduo menor e mais fino, também conhecido como ‘moinha de carvão’ ou ‘pó de carvão’, também é gerado nas indústrias. Quando usado com fins agrícolas ou ambientais, é chamado de biocarvão.

As pesquisas da Epagri com uso de biocarvão na produção de cebola começaram em 2016 com um projeto inédito no mundo que avaliou os efeitos desse material na fertilidade do solo em sistema de plantio direto.

Essa pesquisa recebeu apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O pesquisador da Epagri Estação Experimental de Ituporanga, Fábio Satoshi Higashikawa, fala sobre o resíduo e a realização das pesquisas:

SONORA

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support