Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Cultura
  4. /
  5. Biblioteca Pública de Santa...

Biblioteca Pública de Santa Catarina ganha hemeroteca digital

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Biblioteca Pública de Santa Catarina, anuncia a digitalização de todo o acervo documental de periódicos – em especial jornais editados e publicados em Santa Catarina. A Hemeroteca é fruto da parceria da FCC e Instituto de Documentação e Investigação em Ciência da Udesc.

Foto: Márcio Henrique Martins/FCC

>>> Mais imagens da Biblioteca na galeria de fotos

A Biblioteca possui atualmente 1,2 mil títulos entre documentos já microfilmados (mais ou menos 300) e documentos físicos. Os microfilmados, inclusive, já estão digitalizados. O periódico mais antigo é datado de 1832. Na parceria, a Udesc participa com o equipamento e a Biblioteca (Estado) com equipe técnica.

Acervo bibliográfico
Todo o acervo bibliográfico da Biblioteca Pública de Santa Catarina estará disponível para consulta a partir da zero hora de segunda-feira, 25, em www.fcc.sc.gov.br/bibliotecapublica.

Os usuários cadastrados para empréstimo precisarão se deslocar até o setor administrativo da Biblioteca para fazer a senha de acesso. Com ela, fará reservas, renovações e consultará histórico pessoal. Novos usuários também precisam se cadastrar. Basta levar documento pessoal (CPF e Identidade) e foto 3×4. Até o dia 31 de janeiro de 2014, os leitores que não fizeram o recadastramento terão seu cadastro cancelado.

A administradora da Biblioteca, Patrícia Firmino, informa ainda que de 2 de dezembro de 2013 a 2 de março de 2014 ficará suspenso o recebimento de doações livros e outros materiais para o acervo, exceto as doações diretas de editoras e escritores. O objetivo é a reorganização de todo o acervo biográfico. Para facilitar a vida dos inadimplentes, a administração do espaço também está lançando o mês do desconto, de 1º a 20 de dezembro de 2013: “Devolva a obra e ganhe 50% de desconto na dívida”, anuncia.

Espaço cultural mais antigo
A Biblioteca Pública de Santa Catarina foi criada em 1854, quando o então presidente da província, João José Coutinho, sancionou a Lei nº 373, em 31 de maio, mas somente em 9 de Janeiro de 1855 é que foi oficialmente inaugurada.Com base na sua data de criação, é possível supor que seja uma das bibliotecas mais antigas do Brasil.

Operando no prédio atual desde 1979, a biblioteca conta, atualmente, com um acervo formado por títulos de diversas áreas do conhecimento, em suportes variados, além de uma coleção de periódicos e uma de obras raras. Sua missão consiste em manter, conservar e disponibilizar parte da memória cultural do Estado para a população catarinense e promover o hábito da leitura junto a ela.

Desde 1999, funciona como Depósito Legal através da Lei nº 11.074, de 11 de janeiro, que sacramenta a obrigatoriedade de editoras e escritores catarinenses de doar um exemplar de cada obra impressa para o seu acervo.

Está localizada na área central da capital catarinense, na Rua Tenente Silveira, 343. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h15min, e aos sábados das 8h às 11h45min.

Informações adicionais para a imprensa
Marilene Rodrigues Correia
Assessoria de Imprensa FCC
Fundação Catarinense de Cultura – FCC
E-mail: marilenerodrigues@fcc.sc.gov.br
Telefone: (48) 3664-2572 / 98802-1822
Site: www.fcc.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support