Basquete em cadeira de rodas é destaque no último dia dos Parajesc
Fotos: Antonio Prado/ Fesporte
A 12ª edição da etapa estadual dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc) terminou neste sábado, 13, em Itajaí, com destaque para a disputa pelo título de basquete em cadeira de rodas entre escolas de Joinville e Florianópolis. Ao final do jogo o time joinvilense, formado por atletas da Escola Estadual Maria Amim Ghanem e da Escola Municipal Rosa Maria Berezosky sagraram-se campeões ao construir o placar de 7×0 na partida regulamentar de sete minutos. A disputa foi com alunos das escolas estaduais de Florianópolis Palmira Lima Mambrini, Getúlio Vargas e Padre Anchieta.
“Foi uma grande experiência para nós que nunca havíamos disputado um jogo assim. Além da vitória levaremos dos Parajesc muitas amizades”, comemorou o campeão joinvilense Rafael da Silva Alves, da Escola Maria Amim Granem Berezosky. Além do basquete o sábado foi também o dia das últimas disputas do atletismo.
Os Parajesc começaram no dia 11 com a participação de 400 atletas de 11 a 18 anos disputando as modalidades de atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha paralímpica, tênis de mesa e natação nas deficiências físicas (DF), intelectual (DI) e visual (DV).
Os paratletas mais bem classificados nos Parajesc serão analisados por uma comissão técnica e parte deles serão convocados para representar Santa Catariana na etapa regional Sul/Sudeste das Paralimpíadadas Escolares nos dias 5 a 9 de setembro em São Paulo. A competição reunirá atletas do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.
Posteriormente os campeões da regional Sul/Sudeste farão parte da seleção de Santa Catarina, que disputará a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares prevista para os dias 27 de novembro a 2 de dezembro em São Paulo.
Os Parajesc foram uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte em parceria com a Prefeitura de Itajaí.
Para Mirian Dolzan, diretora de esportes da Fesporte, a competição foi realizada com bastante êxito. “Vimos em Itajaí superação dos atletas, o grande envolvimento dos profissionais e das famílias com o evento. Agradecemos toda a equipe de profissionais da Fundação Municipal de Esporte e Lazer de Itajaí (FMEL) na pessoa do seu diretor executivo, Paulo Maes e também dos colaboradores da Fesporte, que não mediram esforços para a realização de um grande evento”.
Paulo Maes também destacou o comprometimento de todos os gestores como fator determinante para o sucesso dos Parajesc. “Foi uma competição que abraçamos com muito amor para proporcionar o melhor para crianças e jovens. Cada brilho no olhar dos competidores durante o torneio, mostrou que tomamos a decisão correta de abraçar essa competição juntamente a Fesporte. Estão todos de parabéns”, agradeceu.