Banda da Polícia Militar realiza concerto em homenagem aos 188 anos da corporação
A Polícia Militar de Santa Catarina realizou na noite de quarta-feira, 10, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, o concerto da Banda de Música “O Piano Catarinense”, em comemoração aos 188 anos da PMSC.
O show fez um passeio pela cultura catarinense, diversificada, com a influência de diversas tradições que vieram junto com os povos imigrantes que, ao longo da história, foram povoando o território do estado e trouxeram consigo sua arte e a sua música.
A banda de música da PMSC tocou e interpretou os mais variados ritmos. Seja por instrumentos, por intérpretes individuais ou até por coral, a banda fez uma homenagem a diversas culturas, como a russa (com participação do Balé Bolshoi).
Em seguida, a cultura japonesa foi homenageada. A austríaca contou com a participação da Banda dos Tiroleses. A apresentação alemã com a participação da Banda Stadkapelle, de Blumenau. A italiana com a interpretação do subtenente Giovane Pacheco, que cantou “Mama son tanto felice”.
Ao homenagear os estados e países que fazem fronteira com Santa Catarina, a banda escolheu a música tradicionalista, que contou com a participação de Ricardo Porto. Por fim, a cultura açoriana, que contou com a apresentação de Regi Barcelos, Alcioneu de Souza, Jardel Antunes, Djulie Muller e Charles Cesconeto e a Vizinhança do Ribeirão, cantando “Ô de casa” e “Lagoa da Conceição”.
Antes de iniciar a segunda parte do concerto, a Banda da PMSC recebeu a visita ilustre no palco da Dona Maricotinha, personagem da atriz Mônica Prim, (uma senhora simples, nascida e criada no Ribeirão da Ilha). Ela chamou o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, ao palco para poder “benzê-lo” e assim, benzer todos os policiais catarinenses. Foi um momento de muita descontração e aplausos do público.
Na segunda parte do concerto, o “Piano Catarinense” fez uma viagem por diversos ritmos, como o jazz (que contou com o solo do cabo Andrey), o pop rock (que contou com a interpretação do coronel Marcos Aurélio Ramm), a MPB (interpretada pelos 2º sargento Fabiano e pelo cabo Robson), pelo samba (com a participação também do 3º sargento Willian e pelo 1º sargento Prudêncio), além de homenagear alguns músicos e compositores catarinenses. Os regentes da Banda da PMSC, foram o 1º sargento Jairo e do subtenente Espíndola.
Texto: Marcelo Passamai
Fotos: Fotos: 3º sargento RR Paulo Santana
Videos: Soldado Dandara Ticiane de Lima e Marcelo Passamai