Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Banda da Polícia Militar...

Banda da Polícia Militar realiza concerto em homenagem aos 188 anos da corporação

A Polícia Militar de Santa Catarina realizou na noite de quarta-feira, 10, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, o concerto da Banda de Música “O Piano Catarinense”, em comemoração aos 188 anos da PMSC.

O show fez um passeio pela cultura catarinense, diversificada, com a influência de diversas tradições que vieram junto com os povos imigrantes que, ao longo da história, foram povoando o território do estado e trouxeram consigo sua arte e a sua música.

A banda de música da PMSC tocou e interpretou os mais variados ritmos. Seja por instrumentos, por intérpretes individuais ou até por coral, a banda fez uma homenagem a diversas culturas, como a russa (com participação do Balé Bolshoi).

Em seguida, a cultura japonesa foi homenageada. A austríaca contou com a participação da Banda dos Tiroleses. A apresentação alemã com a participação da Banda Stadkapelle, de Blumenau. A italiana com a interpretação do subtenente Giovane Pacheco, que cantou “Mama son tanto felice”.

Ao homenagear os estados e países que fazem fronteira com Santa Catarina, a banda escolheu a música tradicionalista, que contou com a participação de Ricardo Porto. Por fim, a cultura açoriana, que contou com a apresentação de Regi Barcelos, Alcioneu de Souza, Jardel Antunes, Djulie Muller e Charles Cesconeto e a Vizinhança do Ribeirão, cantando “Ô de casa” e “Lagoa da Conceição”.

Antes de iniciar a segunda parte do concerto, a Banda da PMSC recebeu a visita ilustre no palco da Dona Maricotinha, personagem da atriz Mônica Prim, (uma senhora simples, nascida e criada no Ribeirão da Ilha). Ela chamou o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, ao palco para poder “benzê-lo” e assim, benzer todos os policiais catarinenses. Foi um momento de muita descontração e aplausos do público.

Na segunda parte do concerto, o “Piano Catarinense” fez uma viagem por diversos ritmos, como o jazz (que contou com o solo do cabo Andrey), o pop rock (que contou com a interpretação do coronel Marcos Aurélio Ramm), a MPB (interpretada pelos 2º sargento Fabiano e pelo cabo Robson), pelo samba (com a participação também do 3º sargento Willian e pelo 1º sargento Prudêncio), além de homenagear alguns músicos e compositores catarinenses. Os regentes da Banda da PMSC, foram o 1º sargento Jairo e do subtenente Espíndola.

Texto: Marcelo Passamai
Fotos: Fotos: 3º sargento RR Paulo Santana
Videos: Soldado Dandara Ticiane de Lima e Marcelo Passamai

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support